Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Yahoo lança browser que tenta inovar buscas

Software foi desenvolvido para iPhone, iPod e iPad, mas também está disponível para computadores através de plugins para IE, Firefox e Chrome

O Yahoo lançou nesta quinta-feira o Axis, um navegador no formato de aplicativo para iOS, o sistema operacional dos dispositivos da Apple. A companhia também disponibilizou a ferramenta através de plugins para os browsers Internet Explorer, Firefox, Chrome e Safari. O grande diferencial da novidade está em seu recurso de busca, que explora a experiência visual do usuário.

Os resultados de uma pesquisa são exibidos no formato de thumbnails (miniaturas) e podem ser armazenados na nuvem através de um sistema de favoritos. Essas informações são sincronizadas entre os dispositivos de um mesmo dono e podem ser acessadas mais tarde através de iPhone, iPad ou mesmo de um computador.

A estratégia do Yahoo é combater o seu declínio entre plataformas de busca. Entre as inovações do sistema estão uma lista de trending topics (assuntos populares dentro da ferramenta) e as opções de compartilhamento dos resultados de pesquisa via Twitter, Facebook, Pinterest ou e-mail.

Nos computadores, o Axis será exibido na forma de uma barra de busca no canto esquerdo inferior da tela. Segundo o anúncio da companhia feito em seu blog oficial, o aplicativo ajudará o usuário a encontrar respostas e não links – uma forte referência ao Google, seu principal concorrente e líder entre plataformas de busca, que exibe uma lista de links em sua interface de pesquisa.

O serviço está disponível para o público desde a meia-noite desta quinta-feira.