Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Yahoo! encerra Altavista e mais outros onze serviços

Fundado em 1995, site de buscas se tornou referência antes do domínio do Google. Medida busca dedicação maior aos projetos mais importantes

Como parte da estratégia da CEO do Yahoo! Marissa Mayer de economizar esforços e se dedicar aos projetos mais importantes, a empresa anunciou o fim de doze produtos da companhia – entre eles o Altavista, site de buscas na internet que se tornou referência no setor antes do domínio do Google.

Leia também

Ao comprar Tumblr, Yahoo! mira em um público: os jovens

Yahoo anuncia compra do Tumblr por US$ 1,1 bilhão

Yahoo! compra plataforma de publicação de games

Yahoo pode pagar até 800 mi de dólares por serviço de vídeo sob demanda

Fundado em 1995, o Altavista foi primeiro serviço no mundo a oferecer recursos de pesquisas na internet em vários idiomas, além de restringir buscas por imagens, vídeos e textos. Em 2003, o site se tornou parte do Yahoo! depois de uma negociação avaliada em 140 milhões de dólares.

Segundo a empresa, o Altavista será oficialmente desligado no próximo dia 8. “Estamos encerrando alguns produtos para focar na criação de outros que são essenciais para o seu dia-a-dia”, anunciou o Yahoo! em um post no Tumblr. Ao tentar acessá-lo, o usuário será direcionado automaticamente para o site de buscas da companhia.

Mais outros onze serviços já foram ou serão descontinuados até o dia 28 de setembro. São eles: Yahoo! Axis, Yahoo! Browser Plus, Citizen Sports, Yahoo! WebPlayer, FoxyTunes, Yahoo! RSS Alerts, Yahoo! Neighbors Beta, Yahoo! Stars India, Yahoo! Downloads Beta, Yahoo! Local API e Yahoo! Term Extraction API.