Clique e assine com até 92% de desconto

Windows Phone 8 aposta na customização do smartphone

Aparelhos que rodam com novo sistema operacional chegam ao mercado europeu no fim de semana, mas não há previsão para o Brasil

Por Da Redação 29 out 2012, 17h50

A Microsoft apresentou na tarde desta segunda-feira o seu novo sistema operacional móvel: o Windows Phone 8. O software foi lançado durante evento em São Francisco, na Califórnia, que contou com as presenças de Joe Belfiore, gerente da divisão Windows Phone, e Steve Ballmer, CEO da companhia. Três modelos de celulares que rodam com o sistema operacional foram exibidos ao público: o Nokia Lumia 920, o Samsung Ativ S e o HTC. Segundo Ballmer, os aparelhos chegam ao mercado europeu no próximo fim de semana. Nos Estados Unidos e demais países, o lançamento acontece ao longo do mês de novembro. Contudo, de acordo com a Microsoft Brasil, ainda não há previsão para a chegada do aparelho por aqui.

Leia também:

Microsoft apresenta Windows 8, em Nova York

O sistema oferece uma nova interface para aplicativos muito similar à vista no Windows 8, lançado na semana passada. Entre as principais inovações, estão a integração total com o Skype (quando conectado à rede, o usuário recebe ligações por intermédio do programa) e a implementação do serviço Kids Corner, que permite aos pais restringir o acesso das crianças a determinados programas.

O produto aposta também na customização. “Queríamos produzir um celular que fosse único para cada uma das pessoas e por isso investimos na personalização do sistema”, disse Ballmer. O acesso às aplicações é feito por meio dos “Live Tiles”, que podem ser personalizados de acordo com o perfil do usuário. Por exemplo: se o dono do celular faz uso frequente das redes sociais, sua área de trabalho vai destacar preferencialmente ferramentas como Facebook ou Twitter. Segundo Belfiore, essa experiência transforma o gadget em um aparelho único, com a cara do dono.

Outra novidade é a Lock Screen, ferramenta de bloqueio de tela que exibe notificações de serviços como Facebook. Ela também permite que fotos publicadas na rede sejam exibidas no celular na forma de proteção de tela. De acordo com o executivo, 46 dos 50 aplicativos mais populares das plataformas Android, do Google, e iOS, da Apple, estarão presentes na loja de apps da Microsoft.

Para atender o público aficionado em games casuais, a companhia concebeu uma nova plataforma para o desenvolvimento de jogos (engine), que permite a integração dos títulos com o Xbox 360, console da companhia, com o Windows 8 e o tablet Surface. A Microsoft anunciou ainda uma parceria com o Pandora, serviço de música sob demanda que estará disponível nos aparelhos com Windows Phone 8 a partir de 2013, além de um sistema de controle de dados batizado Data Sense. Este foi desenvolvido para otimizar as páginas web a fim de diminuir o consumo de dados durante a navegação: segundo Belfiore, o sistema permite que o usuário acesse um número de páginas 45% superior utilizando o mesmo pacote de dados.

O Windows Phone 8 traz ainda uma ferramenta chamada Rooms, através da qual os usuários podem compartilhar fotos, mensagens ou calendários com um grupo fechado de pessoas. O SkyDrive, serviço de computação em nuvem da multinacional, também estará disponível nos celulares. Todas as fotos tiradas com um telefone serão armazenadas, automaticamente, no banco de dados e poderão ser acessadas em qualquer plataforma Windows. Todos os usuários terão memória de até 7 GB gratuitamente no sistema da Microsoft. Embora pertença à rival Apple, o programa iTunes poderá ser sincronizado com os aparelhos Windows Phone 8.

Continua após a publicidade
Publicidade