Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Volvo promete testar carros 100% autônomos no trânsito em dois anos

Segundo a montadora sueca, cem motoristas serão selecionados para ter a tecnologia em seus automóveis

A montadora sueca Volvo anunciou que testará em 2017 seu sistema de direção autônoma nas ruas de Gotemburgo, na Suécia. Segundo a empresa, cem motoristas locais serão selecionados para ter seus carros guiados por meio de uma tecnologia que combinará câmeras, lasers, radares, dados e mapas.

O vice-presidente de pesquisa e desenvolvimento da empresa, Peter Martens, afirmou que o teste será o mais avançado do mercado pois será feito com “motoristas e tráfegos reais”. Outras fabricantes como as alemãs Audi e Mercedes-Benz já iniciaram testes com veículos autônomos, porém em ambientes controlados.

Leia também:

Carro inteligente do Google apresenta dilema ético

Alemanhã usará rodovia só para testar carros inteligentes

De acordo com os responsáveis pelo projeto, a tecnologia autônoma vai melhorar o trânsito nas cidades e reduzir gastos com combustível. “Fazer esse sistema 99% confiável não será bom o suficiente”, disse em comunicado Erik Ceolingh, especialista técnico da montadora sueca.

Com o anúncio, a Volvo se torna concorrente direta do Google, que testa desde o ano passado carros sem motorista nos arredores da companhia, em Mountain View, na Califórnia. Em dezembro de 2014, a empresa revelou que espera que seus veículos autônomos possam ser integrados ao trânsito da Califórnia em pequena escala até o fim de 2015.