Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vendas de novos iPhones batem recorde: 9 milhões de unidades em três dias

Companhia não detalha, contudo, resultados dos modelos 5C e 5s

A Apple vendeu mais de 9 milhões de iPhones 5C e 5s desde o lançamento dos produtos, na última sexta-feira. De acordo com um comunicado emitido pela companhia nesta segunda-feira, o número estabelece um novo recorde para a linha, ultrapassando a marca alcançada pelo iPhone 5 em 2012, com 5 milhões de unidades comercializadas em três dias. A empresa não detalhou, contudo, a que aparelho – 5C ou 5s – se referem as vendas. Analistas atribuem o bom resultado ao iPhone 5C, que oferece aos consumidores opções desbloqueadas, sem contrato com operadoras, a partir de 549 dólares.

Leia também:

Apple reconhece falha de segurança do iOS 7

Faltam iPhones 5s dourados nas lojas

Vídeo: Novo iPhone sai quase de graça no Japão

Descubra se seu iPhone, iPad ou iPod é compatível com o iOS 7

A companhia informou também que poucas lojas ainda possuem unidades do modelo 5s. A escassez do produto pode confirmar as especulações publicadas em julho pelo site chinês Digitimes, que afirmou que a Apple enfrentava atrasos em suas linhas de montagem. O problema teria acontecido pela falta de componentes, como os chips responsáveis por controlar os leitores de digitais e as telas dos aparelhos. As peças em questão deveriam ter entrado em produção no começo de junho, mas só ocorreu em julho.

Tim Cook, o CEO da Apple, tentou amenizar a situação, afirmando que as revendas já aguardam novos lotes do smartphone. “Até agora, esse foi nosso melhor lançamento. Esses 9 milhões vendidos no fim de semana simbolizam um novo recorde para a marca”, afirmou. “A demanda pelos aparelhos tem sido incrível e, embora o primeiro lote de iPhones 5s esteja esgotado, nossas lojas estão prestes a receber novos carregamentos do produto. Por isso, nós agradecemos a paciência de todos.”

No site oficial da companhia, o prazo para entrega do iPhone 5s foi alterado de setembro para outubro. Já os vários modelos do 5C continuam à disposição dos consumidores, com um prazo de entrega de até 24 horas para o mercado americano. A Apple também afirmou que mais de 200 milhões de dispositivos já rodam a última versão de seu sistema operacional móvel, o iOS 7, no mundo.

Os novos iPhones chegaram na última sexta-feira aos Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Porto Rico, Singapura e Grã-Bretanha. A venda no Brasil deve começar em dezembro, junto com mais cem países selecionados pela companhia.

O iPhone 5S, custa 199 dólares em contratos com operadoras americanas. A versão desbloqueada sairá por 649 dólares. Já o 5C é vendido 99 dólares em contratos de dois anos com as operadoras. Os valores são referentes às versões mais simples dos dispositivos, com 16 GB de capacidade de armazenamento.