Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Vendas de celulares com Android crescem quase 10 vezes em um ano

Além do sucesso próprio, o sistema nutre o crescimento das fabricantes de celulares

O sistema para celulares Android, do Google, já é o terceiro mais popular do mundo, de acordo com estudo da empresa de pesquisas Gartner divulgado nesta quinta-feira. O relatório mostra que 17,2% dos smartphones vendidos em todo o planeta no segundo trimestre deste ano usam o sistema, contra 9,6% do período anterior e 1,8% do segundo trimestre de 2009. O Symbian OS ocupa o primeiro lugar no mundo, com 41,2% do mercado. Em seguida vem a RIM, que desenvolve o BlackBerry, com 18,2%.

A Gartner acrescentou que, apesar das vendas mundiais de dispositivos móveis ter aumentado 13,8%, a concorrência entre as empresas vem derrubando preços e margens de lucro. A empresa também disse que a chegada dos tablets, como o iPad, ao mercado não afetou a venda de celulares inteligentes. “Acreditamos que os donos de tablets ainda sentem a necessidade de ter à mão um aparelho ultraportátil e, ao mesmo tempo, altamente capaz”, diz Carolina Milanesi, vice-presidente de pesquisa da Gartner.

De acordo com o IDC, outra empresa que pesquisa esses dados, o Android é um dos grandes responsáveis pela expansão do mercado de celulares inteligentes, que cresceu 50% no período abril-junho, em relação ao ano anterior. Entre as fabricantes dos aparelhos, HTC e Samsung – ambas parceiras do Google – são os destaques, com alta de 128,6% e 172,7%, respectivamente.