Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Venda de smartphones deve crescer 55% em 2011

Plataforma Android, do Google, deverá reponder por 40% do mercado

Por Da Redação 10 jun 2011, 11h29

As vendas mundiais de smartphones devem crescer 55% neste ano, de acordo com a empresa de pesquisa de mercado IDC. O relatório, publicado nesta quinta-feira, aponta que a queda de preços e a oferta de pacotes de serviços incluindo dados são os principais fatores para o resultado positivo. A popularização dos aparelhos em regiões emergentes como Ásia e América Latina também será fundamental para a manutenção dessa expectativa.

A empresa aponta que os usuários de telefones celulares em todo o mundo estão trocando seus dispositivos mais simples por smartphones. “Esses dispositivos ajudam as pessoas a realizar tarefas diárias como compras e operações bancárias a partir de qualquer lugar”, disse Kevin Restivo, analista sênior do IDC.

A estimativa é que o sistema operacional para smartphones do Google, o Android, continue em ascensão, atingindo a taxa de 40% do mercado na segunda metade de 2011. No fim do ano passado, a plataforma ultrapassou o Symbian, da Nokia, tornado-se o principal sistema do segmento.

Para o IDC, o Symbian, que foi substituído pelo Windows Phone, da Microsoft, deve prontamente perder mercado. É previsto que os aparelhos Nokia com Windows respondam por mais de 20% do mercado de smartphones em 2015, desde que a integração entre as companhias ocorra sem grandes turbulências.

(Com agência Reuters)

Continua após a publicidade
Publicidade