Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Usuários do Instagram já podem customizar filtros

App de imagens lança também outras ferramentas que ampliam poder de edição de fotos

O Instagram anunciou nesta terça-feira o lançamento de dez ferramentas de edição de fotos, o que inclui o maior controle do usuário sobre os efeitos dos filtros aplicados às imagens compartilhadas na rede. Para ter acesso às funcionalidades, os mais de 200 milhões de usuários ativos da plataforma precisam baixar a versão mais recente do aplicativo para smartphones e tablets com sistema operacional iOS (Apple) e Android (Google).

Leia também:

Depois do #selfie, #shelfies se espalham pelo Instagram

“O ‘selfie’ é um idioma universal”, diz criador do Selfie.im

TESTE: o quão viciado você está em selfie?

A novidade que merece maior destaque é a que permite a customização dos 20 filtros disponíveis no app. Ao escolher um dos efeitos, o usuário poderá alterar a cor aplicada à imagem – de tons claros (zero) aos escuros (cem). “O ajuste de intensidade de filtros dá maior poder aos usuários”, afirma o brasileiro Mike Krieger, cofundador do Instagram, em entrevista exclusiva ao site de VEJA.

A nova versão do app também traz outros recursos para tratamento de imagens: Ajustar (permite recortar e endireitar a foto ao mesmo tempo), Brilho, Contraste, Aquecimento (acrescenta às cores tons mais alaranjados ou azulados), Saturação (altera a intensidade das cores), Destaques (ajuste com foco nas áreas mais claras da imagem), Sombra (ajuste com foco nas áreas mais escuras), Vinheta (escurece a borda da foto) e Nitidez.

Leia também:

Fotografia, o motor das redes sociais

Com Instagram, Facebook reforça estratégia da rede dentro da rede

A área de vídeos, lançada em junho passado, não vai receber, por ora, os novos recursos. “A intenção é entender como o usuário será impactado tendo em mão maior controle da nossa matéria-prima, as imagens. Os mecanismos que fizerem sentido estarão disponíveis nos vídeos.”

Assista a seguir ao vídeo de apresentação dos novos recursos: