Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Twitter sofre ataque e causa transtornos a usuários

O Twitter foi alvo de ataques nesta terça-feira. Links aparentemente inofensivos estão forçando os navegadores a abrirem novos sites e avisos de sistema sem a autorização dos usuários. Basta que as pessoas passem o mouse sobre a mensagem contaminada, sem a necessidade de clicar no texto. De acordo com a empresa de segurança Sophos, o problema está em uma falha de programação que possibilita a inserção de códigos maliciosos no serviço.

O especialista de segurança Graham Cluley afirma que vários usuários do Twitter estão se aproveitando da vulnerabilidade para “brincar” com seus seguidores. “Alguns deles estão apenas se divertindo, mas o potencial para cometer crimes é óbvio”, aponta. Ele teme que os links sejam utilizados em esquemas de roubo de senhas e dados pessoais.

No momento, a única forma segura de utilizar o serviço é por meio de aplicativos em celulares, além de plug-ins específicos para navegadores.

Atualização: a equipe do microblog afirmou que a falha de segurança foi parcialmente corrigida. Um novo update deve acontecer nas próximas horas para resolver o problema.