Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Turistas brasileiros trocam guias impressos por smartphones e tablets na hora de planejar seus roteiros

Levantamento afirma que entre as práticas mais comuns nos dispositivos móveis estão a compra de passagens e a pesquisa de preços de hotéis

Por Renata Honorato
28 nov 2012, 09h57

O TripAdvisor, serviço colaborativo de recomendação turística, divulgou nesta quarta-feira um estudo sobre os hábitos brasileiros no uso de plataformas móveis no planejamento de roteiros. Segundo a pesquisa, realizada com 2.300 pessoas, 42,8% dos usuários do site usam tablets na hora de organizar suas viagens, enquanto 61,6% definem seus roteiros através de um smartphone.

Leia também:

TripAdvisor busca parcerias para crescer mais no Brasil

Entre as práticas mais comuns, mostra o levantamento, estão atividades como compra de passagens, pesquisa de preços de hotéis, consulta a opiniões de outros viajantes e reservas de restaurantes.

Continua após a publicidade

Para o britânico Angus Struthers, diretor de comunicação global do TripAdvisor, o crescimento no acesso de brasileiros ao site mostra como ferramentas colaborativas têm ganhado a confiança da população local. “Temos cerca de 900.000 usuários brasileiros por mês visitando nosso site e uma média de crescimento de audiência de 90% ao ano na região”, diz o executivo, que trabalha no escritório da empresa em Londres.

Do total de voluntários entrevistados que disseram utilizar tablets e smartphones na organização de suas viagens, 64% afirmaram possuir pelo menos um aplicativo do gênero instalado em seus dispositivos.

Para atender esse público, a empresa americana, cuja sede fica em Massachusetts, decidiu apostar forte em programas para tablets e smartphones. Os aplicativos da família TripAdvisor, que incluem também as marcas City Guides e SeatGuru, já foram baixados mais de 26 milhões de vezes em todo o mundo. “Nossa audiência via dispositivos móveis já é de 35 milhões de usuários únicos por mês”, ressalta Struthers.

Continua após a publicidade

Facebook – O estudo comprovou ainda o desejo dos brasileiros em compartilhar suas experiências, mesmo quando longe de casa. Dos 2.300 entrevistados para a pesquisa, 82,5% disseram usar seus dispositivos móveis durante suas viagens. Publicar fotos e usar a internet estão entre as atividades mais comuns. O site mais acessado durante os passeios, como já era de se imaginar, é o Facebook.

A adesão aos aplicativos turísticos só não é maior no Brasil em razão da falta de infraestrura. Para 63,7% dos voluntários ouvidos pelo TripAdvisor, as conexões 3G são instáveis. Outro motivo de reclamação para os brasileiros são as altas tarifas de roaming. Segundo 57% dos entrevistados, o valor cobrado pela conexão fora da região de origem é exorbitante.

O estudo realizado pela companhia, que recentemente incluiu o Brasil em seu mapa estratégico, evidencia também a queda de popularidade dos tradicionais mapas e guias impressos. Para mais de 56% dos usuários, os aplicativos mudaram seus hábitos durante as viagens, já que facilitam a localização e a pesquisa de pontos turísticos para visitar. “Os mapas e guias continuam ajudando os turistas a organizar suas viagens, mas essas soluções não conseguem reunir a mesma quantidade de informação de um site especializado. No nosso caso, por exemplo, recebemos mais de 60 reviews de usuários por minuto”, diz Struthers.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.