Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Smartphone Lumia 535 é o “basicão” da Microsoft

Aparelho é básico, mas tem bom desempenho e preço competitivo

O novo modelo de entrada da Microsoft (agora os aparelhos trazem o nome “Microsoft” ao invés de “Nokia”) chegou no Brasil para juntar forças na tentativa de popularizar a marca e o Windows Phone 8 no mercado de entrada de smartphones. Apesar das iniciais dificuldades que o Windows Phone enfrentou, a Microsoft conseguiu novo fôlego nos aparelhos da antiga Nokia.

O Lumia 535 segue o mesmo padrão de design da linha, com estilo simples e muito bem acabado. Aliás, isso é algo que chama atenção. O aparelho é tão bem construído e com encaixes tão precisos que, à primeira vista, você fica perdido para entender onde encontrar os slots de chip (é um aparelho Dual SIM, apesar de não suportar 4G) e de cartão de expansão de memória (até 128 GB). É preciso recorrer ao manual de instruções.

Outra ótima característica é a tela de 5 polegadas (Gorilla Glass 3 com 540px x 960px). É um tela bem nítida e com cores vivas, características que oferecem uma experiência muito agradável.

O processador poderia ser mais rápido. É um Qualcomm Snapdragon 200 Quad Core de 1.2 GHz. Para tarefas comuns e efeitos da interface, é mais que suficiente. A interface é totalmente fluida. Porém, quando o assunto é jogos o desempenho, deixa um pouco a desejar. É possível jogar qualquer jogo, porém com lags.

Embora as duas câmeras (frontal e traseira) tenham 5 MP, o desepenho é razoável. Suficientes para uma boa qualidade em fotos estáticas ou selfies, já que há um delay entre o clique e captura da imagem. Isso pode fazer com que se perca o momento da foto.

Um ponto fraco foi a escolha do material da tampa. Na versão preta, o manuseio deixa muitas marcas dos dedos na superfícei fosca. Outro furo é a falta de um carregador que tenha um cabo USB separado. O carregador e o cabo são conjugados, obrigando o proprietário a comprar um cabo USB separadamente.

O aparelho é suficiente para quem não precisa de muitos recursos ou aplicativos, mas ainda quer um aparelho que suporte 2 chips e tenha uma grande tela. Para quem vem de outros sistemas (Android ou iOS), o desafio é se acostumar com o Windows Phone 8.