Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Skate flutuante da Lexus será lançado nesta quarta-feira

Contudo, diferente da prancha voadora do filme 'De Volta para o Futuro II', o Slide não poderá ser usado para deslizar sobre calçadas ou asfalto

No filme De Volta para o Futuro II, o personagem Marty McFly, interpretado pelo ator Michael J. Fox, usa um skate voador em uma das cenas mais famosas do longa. No final de junho, a Lexus anunciou a fabricação de um produto bem similar ao da ficção. O Slide, nome dado para a prancha flutuante da empresa automotiva japonesa, será lançado nesta quarta-feira (5).

Leia também:

De Volta para o Futuro: as engenhocas do filme que viraram realidade

Conheça Aquila, drone do Facebook que levará internet a lugares remotos

Espera-se por detalhes do produto, como velocidade e locais onde pode ser usado. Até agora, sabe-se que o Slide, desenvolvido durante 18 meses por equipes alemãs e inglesas de pesquisa, usa tecnologias avançadas para garantir a flutuação. O movimento é feito por levitação magnética, que funciona pela reação de um campo eletromagnético, que garante a suspensão (princípio usado, por exemplo, pelo trem Transrapid, de Xangai, na China), e por meio de supercondutores de nitrogênio líquido resfriado, o que dá força à prancha. Depois de pronto, o dispositivo voador foi testado em Barcelona, na Espanha, pelo skatista profissional Ross McGouran.

Apesar de ter marcado o lançamento oficial do Slide, a Lexus ainda não deu informações sobre a venda do produto, como o preço. Além disso, um dos problemas da nova prancha é que ela exige uma superfície específica para flutuar. Ou seja, não será possível usá-la sobre ruas ou calçadas – como fazia McFly no filme.

Confira o vídeo oficial do Slide:

(Da redação)