Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Site americano permite que pessoas em todo o mundo compartilhem segredos

Ao acessarem o blog PostSecret, que alega ser o blog sem publicidade mais visitado da internet, pessoas do mundo todo podem compartilhar seus segredos mais íntimos com uma americano até então anônimo. Confissões elaboradas, ilustradas, com fotos ou desenhos chegam sem parar à caixa postal, e de e-mails, do autor, o americano Frank Warren, que fez nesta sexta-feira uma apresentação na conferência TED, que acontece nos Estados Unidos e tem como tema principal a inovação em tecnologia e arte. “Nunca fui uma dessas pessoas a quem os outros contam seus segredos”, disse durante sua palestra, ao lembrar que todo o conteúdo recebido é publicado em seu site.

“Eu nunca me canso de receber essas mensagens”, afirma Warren, que lançou o projeto em 2004 como um hobby para se distrair de sua “lucrativa, mas insatisfatória” empresa de correio. Ele afirma que o projetou mudou sua vida pacata.

Warren começou a implantar sua ideia com a impressão de três mil panfletos distribuídos em Washington DC, pedindo às pessoas que partilhassem anonimamente algo que nunca haviam contado a ninguém. A ideia se expandiu de maneira exponencial e agora recebe segredos de pessoas de todo o mundo.

Na conferência TED, ele mostrou um postal feito com a metade de um copo de café de papel do Starbucks contendo a mensagem: “Dou café descafeinado aos clientes que são grosseiros comigo”. Em outro cartão, alguém lhe revelou: “Eu costumava trabalhar com um grupo de pessoas religiosas tão rígidas que às vezes não usava calcinha e ria de mim mesma”. Em outro caso, a confissão chegou junto com uma nota de suicídio amassada. “Não a usei. Sinto que sou o homem mais feliz da Terra agora”, dizia o pedaço de papel.

Outro era uma colagem de fotos de atores de Hollywood, entre os quais o remetente assegurava estar o pai de seu filho. “Ele me paga muito para manter seu segredo”, acrescentava. “Muitos são histórias de solidão, autoflagelação ou de distúrbios alimentares”, afirmou Warren.

“Uma das maiores surpresas é quando encontramos a força para compartilhar um segredo íntimo. Ao invés de nos afastar, ele nos conecta com nossa humanidade”, descreve. “Todo mundo tem um segredo de partir o coração.”

“Eu me encontrei em algo cheio mistério e maravilha”, disse Warren, que financia a página com sua empresa de envio de documentos e livros que reúnem diferentes confissões. “Os segredos nos lembram dos incontáveis dramas humanos que existem na vida das pessoas que nos cercam.”

O PostSecret serviu de inspiração a um estudante do Canadá para lançar seu próprio site, IFoundYourCamera (Encontrei sua câmera), que conecta as pessoas com suas fotos perdidas. Os postais do site de Warrem chegaram até a serem expostos no Museu de Arte Moderna.

(Com AFP)