Sem surpresas, Sony faz apresentação morna na E3
Empresa não citou novo console e aposta suas fichas em franquias populares. Inovação, só mesmo na adaptação de obra da escritora J.K. Rowling para Move



















Sony quer unificar as suas plataformas e usou o termo ‘cross play’ para falar sobre a integração do PlayStation 3 ao Vita
A Sony realizou na noite desta segunda-feira, às vésperas da abertura E3 (Electronic Entertainment Expo, maior evento do planeta dedicado a jogos eletrônicos), a sua tradicional coletiva de imprensa. O evento, menos pomposo do que no ano passado, aconteceu no Los Angeles Memorial Sports Arena e deu indícios de que a companhia japonesa vem enfrentando uma crise.
Na falta de um novo hardware, sobrou à empresa focar seus esforços em franquias populares. A única e louvável novidade da Sony para os próximos meses é uma adaptação de um livro da J.K. Rowling, autora de Harry Potter, para o Move, o sensor de movimento do PlayStation 3.
O evento começou pontualmente às 18h00 (horário local) com uma apresentação de Jack Tretton, presidente da Sony Computer Entertainment of America (SCEA). “Temos o público mais apaixonado do mundo e a E3 é o Super Bowl da indústria dos games”, disse. Kazuo Hirai, que já ocupou o mesmo cargo de Tretton, e desde abril assume a presidência da Sony, também estava presente, mas desta vez na plateia e não no palco, como em 2011.
O primeiro jogo mostrado ao público foi Beyond: Two Souls, da Quantic Dream, mesma produtora do aclamado Heavy Rain. O novo projeto conta a história de Julie Holmes, uma jovem com poderes sobrenaturais procurada pela SWAT. A atriz Ellen Page é quem dá vida à protagonista no game.
Em PlayStation All Star Battle Royale, os personagens mais importantes da Sony se reúnem em um jogo de luta. A ideia é manjada, mas o potencial de vendas é alto. Segundo a companhia japonesa, as características de cada herói foram levadas para o game.
Bem como a Microsoft já anunciou anteriormente, a Sony quer unificar as suas plataformas e usou o termo ‘cross play’ para falar sobre a integração do PlayStation 3 ao Vita. O jogador pode salvar um game no portátil e jogar a partir daquele ponto no console. A companhia também mostrou alguns títulos onde é possível usar o Vita como controle no lugar do DualShock, o joystick do PlayStation 3.
A Sony reforçou o serviço PlayStation Plus, que, por meio de assinatura oferece jogos antigos por um preço competitivo – algumas vezes até gratuitamente -, e mostrou algumas grandes séries, como Call of Duty e Assassin’s Creed, em versões para o Vita.
Assassin’s Creed III, inclusive, foi um dos jogos anunciados também para PlayStation 3, ao lado de Far Cry 3.
Harry Potter – Em termos de inovação, apenas Wonderbook se destacou. O projeto, que oferece livros no PlayStation 3, transforma a leitura em uma experiência interativa através da realidade aumentada. O primeiro título, Book of Spells, é fruto de uma parceria entre a Sony e J.K. Rowling, autora da série de livros do personagem Harry Potter.
Book of Spells brinca com a atividade de soletrar e estimula o raciocínio infantil. Através do Move, a criança entra no universo literário e passa a enxergar a história a partir de outra perspectiva. Ela completa puzzles enquanto lê e visita virtualmente os cenários detalhados no livro. Um passo importante em um mercado que ainda tenta entender os ebooks.
A Sony falou de forma superficial sobre algumas iniciativas de integração do sistema PlayStation ao Android, o sistema operacional do Google para smartphones e tablets, e citou o Music Unlimited, plataforma de música na nuvem, agora acessível em toda a linha PlayStation.
Como previsto, God of War: Ascension foi o grande destaque da noite. A demonstração não foge da mecânica dos jogos anteriores e seu lançamento acontece em 12 de março de 2013.
Na falta de novidades, a plateia se contentou mesmo foi com a apresentação de The Last of US, que pelo alto índice de violência será alvo de críticas na ocasião de seu lançamento. O público especializado que estava no evento gostou do que viu. Resta saber, agora, qual será a recepção do mercado no futuro.
Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Informação de qualidade e confiável, a apenas um clique. Assine VEJA.
Impressa + Digital
Plano completo da VEJA! Acesso ilimitado aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias 24h e revista digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Receba semanalmente VEJA impressa mais Acesso imediato às edições digitais no App.
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos de VEJA no site, com notícias 24h e ter acesso a edição digital no app, para celular e tablet.
Colunistas que refletem o jornalismo sério e de qualidade do time VEJA.
Edições da Veja liberadas no App de maneira imediata.