Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Samsung: veredicto a favor da Apple prejudica consumidor

Tribunal dos Estados Unidos condenou a gigante de tecnologia sul-coreana a pagar uma quantia de 1,05 bilhão de dólares à rival por violação de patentes

A Samsung criticou a decisão do tribunal de San Jose, na Califórnia, que nesta sexta-feira condenou a empresa sul-coreana a pagar 1,05 bilhão de dólares à rival Apple por violação de patentes, na maior disputa judicial do tipo na história dos Estados Unidos.

Leia mais:

Apple ganha disputa judicial contra a Samsung nos EUA

Apple e Samsung copiaram uma à outra, diz tribunal sul-coreano

Reação – Em comunicado, a gigante asiática afirmou que o veredicto “não deve ser visto como uma vitória para a Apple, mas como uma perda para o consumidor americano”. “Isso levará a menos escolhas, menos inovação e, potencialmente, a preços mais altos.” De forma irônica, a companhia lamentou que sua rival tenha “manipulado” a lei de patentes a ponto de garantir o “monopólio sobre os retângulos com cantos arredondados”.

A Samsung adiantou que vai recorrer da sentença. “Esta não é a última palavra neste caso ou em batalhas sendo travadas nos tribunais em todo o mundo”, disse o comunicado. Enquanto isso, um porta-voz da Apple comentou para o jornal americano Wall Street Journal sobre as provas apresentadas no processo. “A montanha de evidências mostrou que a Samsung copiou ainda mais do que achávamos”, afirmou.

Disputa – A guerra entre as duas empresas começou – oficialmente – em 2011, quando a Apple acusou a Samsung de ter copiado do design de seus dois produtos mais populares: o iPhone e o iPad. Desde então, elas passaram a se enfrentar em 50 processos de patentes em 10 países diferentes, onde ambas experimentaram vitórias e derrotas.

(Com agência EFE)