Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Samsung lança tablets e diretor Michael Bay ‘foge’ do palco

Em evento que apresentou modelos das linhas Galaxy Note e Galaxy Tab, com maior poder de processamento, cineasta 'apagou' após defeito no teleprompter

A Samsung anunciou nesta segunda-feira, em evento realizado em Las Vegas (EUA), dois novos modelos de tablets com tela de 12,2 polegadas, o Galaxy Note Pro e o Galaxy Tab Pro. Exceto pelo nome, peso e caneta stylus, os dois tablets chegarão ao mercado com características praticamente iguais: os modelos têm versões com dois processadores diferentes, conexão Wi-Fi e 3G/4G e opções com 32 ou 64 GB de memória.

O evento da gigante sul-coreana de eletrônicos, porém, acabou marcado por um vexame do diretor Michael Bay, responsável pela franquia Transformers. Convidado a falar sobre o novo modelo de TV de ultra-alta definição da Samsung, com tela curva e 105 polegadas, o cineasta simplesmente “apagou” quando o teleprompter que devia exibir suas declarações apresentou defeito. A cena pode ser vista no vídeo abaixo:

Sem esconder o nervosismo, Bay tentou improvisar. Nada feito. Continuou travado e nem mesmo a ajuda do vice-presidente-executivo da Samsung, que o convidou a simplesmente falar o que pensava, foi capaz de tirar as palavras da boca do diretor, que acabou dando as costas e “fugindo” do palco. Mais tarde, pelo Twitter, Bay tentou se explicar: “Fiquei tão empolgado para falar que pulei a introdução do vice-presidente-executivo e aí o teleprompter apagou. Acho que apresentações ao vivo não são o meu negócio”.

Tablets – De acordo com Nanda Ramachandran, vice-presidente da divisão de telecomunicações da Samsung para Américas, os novos tablets lançados pela empresa atendem um pedido antigo dos consumidores. “Eles querem fazer mais com os tablets, querem usá-lo para o trabalho e também para o lazer”, diz o executivo. Na versão Pro, os novos tablets passam a suportar novos recursos que fazem uso da capacidade de multitarefa. Em um deles, o usuário pode dividir a tela do tablet para usar quatro aplicativos ao mesmo tempo.

Galaxy Note Pro Galaxy Note Pro

Galaxy Note Pro (/)

O Galaxy Note Pro e o Galaxy Tab Pro de 12,2 polegadas têm tela com resolução de 2.560 x 1.600 linhas, similar à oferecida pela tela Retina do iPad Air. Os modelos usam o Android na versão 4.4 ou KitKat, a mais recente liberada pelo Google. Duas câmeras, uma traseira de 8 megapixels e outra frontal de 2 megapixels, equipam o produto. A bateria dos tablets, de acordo com a fabricante, dura mais de 10 horas. Os dois modelos possuem entrada para cartão de memória de até 64 GB.

Leia também:

Samsung e LG vão lançar TVs com tela curva de 105 polegadas

TV de 110 polegadas da Samsung chega por 350.000 dólares

Um dos pontos fortes é a presença de memória RAM de 3 GB que, combinada ao alto poder de processamento, permite executar tarefas mais complexas em menos tempo. O processador dos novos modelos pode variar, como no Galaxy S4: na opção com Wi-Fi e 3G, os tablets são equipados com um processador de 1,9 GHz com quatro núcleos e outro, dedicado para gráficos mais complexos, de 1,3 GHz com dois núcleos. No modelo compatível com redes 4G, a escolha da Samsung foi o chip Snapdragon 800 de 2,3 GHz com quatro núcleos.

Os dois modelos tem espessura de 7,95 milímetros, um pouco maior que o principal rival, o iPad Air. Enquanto o Galaxy Note Pro pesa 750 gramas em sua versão com conexão exclusiva a redes Wi-Fi, o Galaxy Tab Pro é um pouco mais leve, com 732 gramas. A caneta stylus, útil para usar em conjunto com aplicativos de produtividade da Samsung, acompanha apenas o Galaxy Note Pro.

Leia ainda:

CES: Android chegará aos carros até o fim de 2014

A Samsung também anunciou a versão Pro dos modelos de 10,1 polegadas e 8,4 polegadas da linha Galaxy Tab. O Galaxy Tab Pro 10.1 Pro possui recursos iguais aos dos tablets de 12,2 polegadas, exceto pela memória RAM, que é de 2 GB. No caso do Galaxy Tab Pro 8.4, o produto será oferecido apenas com uma opção de chip, o Snapdragon 800. A memória RAM também é de 2 GB.

Os quatro novos tablets estarão em exposição no estande da Samsung na Consumer Electronics Show (CES), uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo, realizada entre 7 e 10 de janeiro, em Las Vegas (EUA). Segundo a Samsung, os novos modelos começam a chegar às lojas dos Estados Unidos ainda no primeiro trimestre de 2014, mas ainda não há previsão de lançamento no Brasil.