Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Saiba como ativar o novo visual do Facebook

Entre as várias novidades apresentadas por Mark Zuckerberg, durante a conferência F8, em San Francisco, na Califórnia, a mudança mais relevante da rede social, a Timeline, já pode ser testada por alguns usuários.

Oficialmente, o recurso que permite criar uma linha do tempo agregando todas suas ações na rede só deve tornar-se disponível para os usuários dentro de alguns dias. O Facebook não anunciou uma data exata para a estreia do recurso.

A partir da apresentação de Zuckerberg, no entanto, vários usuários da rede passaram a postar no próprio Facebook e no Twitter um tutorial para testar a característica. O método consiste em cadastrar-se como “desenvolvedor” de aplicativos para rede e, a partir de daí, ter acesso antecipado ao recurso.

Veja, abaixo, como acessar a nova timeline do Facebook:

1 – Após fazer login na rede, faça uma busca por “developer mode” e instale o app para desenvolvedores em seu perfil. Depois, clique no botão “criar um novo app” e dê um nome qualquer ao seu suposto aplicativo. Para seguir adiante, será necessário “validar” sua conta no Facebook.

Confirmar telefone na rede social Facebook Confirmar telefone na rede social Facebook

Confirmar telefone na rede social Facebook (/)

2 – Para validar sua conta, o próprio Facebook pedirá que você insira um número de celular (com DDI, no caso do Brasil 55 e DDD da sua região). Um SMS será enviado para seu celular com uma senha para validar a conta (imagem ao lado).

3 – Uma vez cadastrado como desenvolvedor, vá até o menu “Open Graph” e clique em “Getting Started”. Digite algumas palavras descrevendo uma suposta ação que você deseja testar em seu app, algo como “teste timeline” ou “teste recurso”. Quaisquer palavras são validar.

4 – Faça algumas alterações nas configurações do app. O Facebook exibe ao menos três telas de configurações, que devem ser preenchidas, ainda que com qualquer conteúdo.

5 – Este procedimento deverá fazer o Facebook enviar para sua conta um convite para testar a nova timelime da rede social. De acordo com vários relatos no Twitter, o convite pode levar alguns minutos para chegar à sua conta. Pode ser necessário fazer log off e login para ver o convite.

O procedimento não é oficial e, portanto, está sujeito a falhas. Nos testes feitos na INFO, no entanto, tudo funcionou corretamente e foi possível ver a nova timelime da rede social.