Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Roqueiro Neil Young lança Pono, seu próprio ‘iPod’

Músico anunciou o início das vendas do player que promete qualidade superior à do tradicional MP3

O roqueiro canadense Neil Young anunciou o lançamento oficial para o público do Pono, seu próprio reprodutor de músicas, depois de entregar 20 000 unidades aos contribuintes do site de financiamento coletivo Kickstarter. A novidade, divulgada na maior feira de eletrônicos do mundo, a CES, que acontece até o dia 9 de janeiro em Las Vegas, nos Estados Unidos, é um passo importante na briga de Young para melhorar a qualidade do som da música digital.

“Isto significa muito para mim. Significa que posso voltar a ouvir música”, afirmou o artista, paladino da boa música que critica ferozmente a qualidade do som em formato digital desde a criação do MP3.

Leia também:

HRA, o formato digital que devolve à musica sua pureza original

Venda de discos cai e streaming dispara nos EUA

YouTube lança serviço de streaming de música

O player Pono está sendo vendido online e em algumas lojas nos Estados Unidos por 399 dólares (cerca de 1 070 reais). O site do aparelho permite fazer o download de 2 milhões de canções com uma qualidade superior à oferecida pelo MP3.

O músico assegura que não tem metas de venda ou promoção. “Não tenho nem ideia de quantos aparelhos vou vender. Só me interessa o som da música. Se as pessoas comentarem com os amigos, esse é o nosso plano de marketing”, explicou. Segundo Young, o Pono arrecadou 6,5 milhões de dólares através do Kickstarter.

(Com agência France-Presse)

O reprodutor de música Pono, idealizado pelo roqueiro Neil Young O reprodutor de música Pono, idealizado pelo roqueiro Neil Young

O reprodutor de música Pono, idealizado pelo roqueiro Neil Young (/)