Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Rival do Uber lidera aporte de US$100 milhões na brasileira 99

A Didi Chuxing, que concorria com a empresa americana de transporte na China antes de comprar a rival, terá cadeira no conselho de administração da 99

A Didi Chuxing, maior empresa de transporte urbano por aplicativo da China, anunciou nesta quarta-feira que está liderando um grupo que acertou investir mais de 100 milhões de dólares (320 milhões de reais) na companhia brasileira 99, que se apresenta como o maior aplicativo de transporte urbano do país. A empresa chinesa concorria com o Uber no país asiático antes de comprar a rival no ano passado.

Pelos termos do acordo, a Didi terá direito a um assento no conselho de administração da 99, empresa criada em 2012 e que afirma operar em mais de 350 cidades no país. Em troca, a Didi fornecerá “orientação estratégica e apoio”. Os executivos da 99 e da Didi não divulgaram o montante exato do investimento, qual a participação que o grupo está adquirindo na 99 ou a identidade dos outros investidores.

A Didi Chuxing afirma ter cerca de 400 milhões de usuários em mais de 400 cidades. A empresa cimentou seu domínio no mercado chinês quando comprou as operações do Uber na China. A Didi Chuxing também participou em 2015 de uma rodada de investimentos de 100 milhões de dólares (320 milhões de reais) na Lyft, concorrente americana do Uber. E também analisou fazer parte de outra, de 600 milhões de dólares (1,9 bilhão de reais) na Grab, rival da Uber no sudeste asiático, em meados de 2016.

(Com Reuters)