Clique e assine com até 92% de desconto

Primeiro voo tripulado da SpaceX deve retornar à Terra no dia 2 de agosto

Após dois meses na Estação Espacial Internacional, os veteranos Doug Hurley e Bob Behnken estão se preparando para encerrar a missão 

Por Jana Sampaio 19 jul 2020, 18h43

No próximo dia 2 de agosto, quando o primeiro voo tripulado da SapceX retornar à Terra após dois meses na Estação Espacial Internacional, uma nova fase da exploração espacial será inaugurada. Isso porque, caso não haja nenhuma intempérie até lá, a viagem pioneira servirá como uma espécie de comprovação da bem-sucedida parceria entre a empresa de Elon Musk e a Nasa.

Segundo o porta-voz da instituição, os veteranos Doug Hurley, 53 anos, e Bob Behnken, 49 anos, estão se preparando para a prova final da missão Demo-2 da SpaceX: um retorno coordenado caindo em algum lugar do Oceano Atlântico, o que encerrará a primeira missão tripulada da Nasa em solo norte-americano em quase uma década.

A Boeing, que está produzindo o seu próprio sistema de lançamento para competir com a SpaceX, deve realizar o primeiro voo tripulado de seu veículo CST-100 Starliner em 2021. Ao todo, a Nasa concedeu quase 8 bilhões de dólares à SpaceX e à Boeing pelo desenvolvimento de seus foguetes.

O astronauta Behnken está se preparando para sua última caminhada espacial nesta terça, 21, antes de iniciar a preparação para deixar a estação espacial com Hurley, disse a Nasa. A equipe de planejamento da missão acompanhará a previsão do tempo para calcular a hora e o local precisos do colapso da Crew Dragon, disse o porta-voz da Nasa, acrescentando que a data ainda pode ser alterada.

Com Reuters

Continua após a publicidade
Publicidade