Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Primeiro computador da Apple vai a leião em Nova York

Aparelho, que antecipou era dos computadores pessoais, ainda funciona. Vendido por 666,66 dólares em 1976, pode ser arrematado por até 180.000

A casa de leilões Sotheby’s irá leiloar na próxima sexta-feira, em Nova York, um Apple I, o primeiro computador colocado à venda pelos cofundadores da marca, Steve Jobs e Steve Wozniak. A peça histórica, que data de 1976, deve alcançar um valor entre 120.000 e 180.000 dólares no leilão, segundo a Sotheby’s.

O Apple I foi concebido por Wozniak, enquanto Jobs cuidou das vendas e promoção do equipamento no nascente mercado de computadores pessoais do final da década de 1970 nos Estados Unidos. O computador foi comercializado pela primeira vez em julho de 1976, por 666,66 dólares.

O aparelho da Apple, com aspecto rústico – e incomparável em relação aos últimos modelos de iPad e iPhone, por exemplo – é “excepcionalmente raro”, afirma a Sotheby’s. Ele funciona e será entregue inclusive com os manuais. “Como primeiro computador pessoal, o Apple I marcou o início de uma nova era na qual os computadores se tornavam acessíveis em todo o mundo”, afirmou a casa de leilões em comunicado.

(Com agência France-Presse)