Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Pesquisadores decifram o mapa mais antigo do mundo

Depois de quinze anos de trabalho, arqueólogos da Universidade de Zaragoza, na Espanha, terminaram de decifrar o mapa mais antigo do mundo. O pequeno pedaço de pedra, de 17 centímetros por 12 centímetros foi encontrado, em 1993, em uma caverna em Abauntz, na região espanhola de Navarra. Acredita-se que essa seja a primeira representação humana de uma paisagem.

O mapa foi feito há de 14.000 anos. Os sinais gravados na pedra indicam montanhas, curvas dos rios e boas áreas para a caça. “A paisagem descrita corresponde exatamente à região geográfica”, disse a pesquisadora Pilar Utrilla. A pesquisa, publicada no Journal of Human Evolution, facilita a compreensão de como era a capacidade de percepção espacial e planejamento e organização da caça dos primeiros humanos modernos.

Os arqueólogos ainda tentam decifrar por que os habitantes daquela região fizeram o mapa. “Não temos certeza qual foi a intenção da produção desse mapa, mas ficou claro que ele foi muito importante para as pessoas que habitaram aquela gruta, há 13.660 anos. Talvez eles quiseram registrar as áreas ricas em cogumelos, ovos ou pedras para a confecção de ferramentas”, disse Pilar. Há ainda a hipótese de o mapa ter sido usado para o planejamento de uma expedição de caça.