Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Novo Galaxy S5 supera o iPhone 5S. Por pouco

Aparelho da Samsung tem tela e câmera melhores que o rival da Apple, mas fica para trás em design e desempenho. Novos recursos, como o monitor de batimentos cardíacos e a resistência à água, garantem pequena vantagem ao S5

Anunciado na última segunda-feira, o Galaxy S5 chegará às lojas do Brasil e outros 149 países em abril. Embora seja mais um entre uma série de novos smartphones disponíveis no mercado nos próximos meses, o modelo da Samsung é o principal concorrente do iPhone 5S, versão mais avançada do aparelho da Apple. As duas empresas disputam a liderança do mercado de smartphones em todo o mundo.

Leia também:

Galaxy S5 deve chegar ao Brasil com preço de 2.900 reais

Galaxy S5 ganha proteção à prova d’água e leitor de digitais

Mesmo sem grandes inovações, o Galaxy S5 traz alguns novos recursos interessantes, como o monitor de batimentos cardíacos e a resistência à água, e aprimora outras características fundamentais, entre elas a câmera. Estes fatores dão alguma vantagem ao smartphone da Samsung em relação ao iPhone 5S. Confira a seguir a comparação entre os dois produtos:

Design – Sem alterações no tamanho da tela, o Galaxy S5 continua o mesmo, mas ganhou novo acabamento. Em vez da imitação de couro, a parte traseira recebeu uma cobertura metalizada. Porém, como a empresa resiste a substituir o plástico – motivo de reclamação entre muitos consumidores – o S5 continua sem um design de encher os olhos. A versão dourada do produto, por exemplo, foi comparada a um band-aid.

O destaque fica com a proteção à água, que pode evitar problemas ao usar o aparelho na piscina – o smartphone pode ser molhado sem problemas, mas o fabricante não aconselha que fique submerso por muito tempo. Em tese, ele aguenta 30 minutos a 1 metro de profundidade.

No quesito design, o iPhone 5S supera, com folga, o smartphone da Samsung. Bem construído, o aparelho da Apple tem acabamento em alumínio fosco na parte traseira que torna o visual mais sofisticado. Além disso, o iPhone 5S é mais fino e leve que o Galaxy S5, com espessura de 7,6 milímetros e peso de apenas 112 gramas. O S5, por outro lado, tem espessura um pouco maior, de 8,1 milímetros, e pesa 145 gramas.

Tela – A tela do Galaxy S5 tem 5,1 polegadas, uma alteração mínima em relação à versão anterior, que tinha tela de 5 polegadas. Ela é feita com a tecnologia Super Amoled, que torna mais vivas as cores das imagens. A tela do iPhone 5 tem a tecnologia Retina, reconhecida por oferecer ótima qualidade de imagem, mas é menor que a do Galaxy S5, com 4 polegadas.

Tamanho quase sempre é uma questão de preferência, mas na resolução o iPhone 5S fica atrás. Ele oferece tela com 1.136 x 640 linhas de pixels, pouco inferior ao HD. Já o Galaxy S5 exibe imagens com resolução Full HD (1.920 x 1.080 linhas). Na prática, o smartphone da Samsung tem mais pixels por polegada (PPI), o que torna as imagens mais ricas em detalhes: são 432 PPI no caso do Galaxy S5 contra 326 PPI do iPhone 5S.

Desempenho – Ambos os smartphones tem processadores de alto desempenho, que são suficientes para fazer qualquer tipo de atividade, como navegar na internet, usar redes sociais e assistir vídeos. No caso dos games, a Samsung incluiu uma unidade de processamento gráfico (GPU) no Galaxy S5. Isso garante que mesmo os jogos mais complexos rodem sem travar.

O Galaxy S5 usa o processador Snapdragon 801, da Qualcomm, de 2,5 GHz com quatro núcleos, enquanto o iPhone 5S usa chip A7 com dois núcleos. Contudo, o chip do iPhone 5S usa arquitetura de 64 bits, e o da Samsung adota é de 32 bits. O processador do iPhone consegue processar o dobro de informações no mesmo período de tempo, o que torna o aparelho mais rápido que os concorrentes.

Câmera – A câmera nunca foi o forte do smartphone da Apple, desde sua primeira versão. No iPhone 5S ela fotografa com resolução de 8 megapixels e grava vídeos com resolução Full HD (1080p). O Galaxy S5 se mantém à frente do iPhone na nova versão: a câmera fotografa com 16 megapixels e filma vídeos com resolução 4K, quatro vezes maior que o Full HD (limitado a 5 minutos de gravação). A câmera frontal do S5 também tira fotos com melhor qualidade.

Contudo, por ser um dos smartphones mais avançados do mercado, o Galaxy S5 poderia oferecer uma câmera melhor. O Xperia Z2, anunciado pela Sony também durante o Mobile World Congress, tira fotos com resolução de 20,7 megapixels. A Nokia, que vem tentando recuperar mercado, oferece a melhor câmera do mercado em um smartphone, no Lumia 1020. Ele fotografa com resolução de 41 megapixels.

Software – O iPhone 5S usa o iOS 7, a versão mais recente do sistema liberada pela Apple. Nesta versão, o software recebeu sua primeira grande mudança de visual desde a primeira versão do iPhone, em 2007. Os novos recursos e o visual mais limpo e minimalista não foram unanimidade entre os usuários, mas a Apple fez melhorias importantes, como adicionar uma central de controle e novos recursos na câmera.

O Galaxy S5 utiliza o Android na versão 4.4 ou KitKat. O software, no entanto, é diferente da versão “pura” do Android, por causa da interface TouchWiz. Tantas customizações dificultam a chegada de atualizações. Recursos exclusivos desenvolvidos pela Samsung são úteis, como o SmartStay que monitora o olhar do usuário para ligar a tela do celular ou pausar um vídeo no momento certo.

Com a chegada de novos sensores, como o leitor de digitais e o monitor cardíaco, os aplicativos e serviços oferecidos pela Samsung através do smartphone ganharam mais relevância. O S Health, por exemplo, monitora os batimentos cardíacos do usuário durante atividades físicas e mantém um registro no smartphone. O aparelho também permitirá autenticar pagamentos por meio do PayPal com o uso de digitais, sem usar senha numérica.

Bateria – Aumentar a duração da bateria dos smartphones para, pelo menos, aguentar um dia inteiro de uso, é um dos desafios dos principais fabricantes. A Samsung conseguiu aumentar a autonomia de bateria de 10 horas para 12 horas de uso no S5. Além disso, acrescentou um modo de economia de bateria que transforma a tela em preto e branco e desliga serviços essenciais quando a bateria está fraca, o que garante mais tempo de uso.

A bateria do iPhone 5S tem autonomia estimada em 10 horas de conversação contínua. Em uso moderado, não chega a durar um dia inteiro, motivo de queixas de muitos consumidores. Faz falta no aparelho um sistema que permita ativar a economia de bateria, quando o tempo de uso está acabando e o usuário precisa fazer uma ligação importante.

iPhone 5S Galaxy S5 Sistema operacional iOS 7 Android 4.4.2 (KitKat) Espessura 7,6 mm 8,1 mm Processador Chip A7 de 64 bits com dois núcleos e processador de movimento M7 Snapdragon 801 de 2,5 GHz com quatro núcleos Tela 4 polegadas com tecnologia Retina 5,1 polegadas com tecnologia Super Amoled Bateria 10 horas 12 horas Câmera traseira 8 megapixels 16 megapixels Câmera frontal 1,2 megapixel 2 megapixels Memória 16 GB, 32 GB e 64 GB 16 GB e 32 GB (expansível por cartão microSD) Rede 4G/LTE 4G/LTE Segurança Leitor de impressões digitais Leitor de impressões digitais Sensores Giroscópio, bússola, acelerômetro,proximidade e luz ambiente Monitor cardíaco, acelerômetro, giroscópio, bússola, barômetro, luz ambiente e gestos. Preço 2.799 reais 2.900 reais (estimado)