Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Nokia lança smartphones Lumia 1020 e 925 no Brasil

Modelos chegam ao país por 2.399 reais e 1.799 reais respectivamente

A finlandesa Nokia anunciou nesta segunda-feira o lançamento de dois novos smartphones da linha Lumia no Brasil: o 1020 e o 925. Os dispositivos, que rodam o sistema operacional Windows Phone, da Microsoft, foram apresentados ao público em evento no Rio de Janeiro. Eles têm como atrativo suas câmeras com lentes de ponta e sensores avançados de alta resolução. De acordo com a companhia, ambos chegam ao mercado em versões compatíveis com a rede 4G instalada no país.

Leia também:

Microsoft compra divisão de celulares da Nokia

Compra da Nokia coloca Microsoft na briga com Apple e Samsung

Samsung bate Nokia e lidera mercado mundial de celulares

O Lumia 1020 tem tela de 4,5 polegadas de alta definição. Seu processador é um dual-core de 1,5 GHz, com 2 GB de memória RAM. Sua capacidade de armazenamento é de 32 GB. A câmera do aparelho tem 41 megapixels, com controles que simulam equipamentos profissionais (exposição e distância focal). Ele chega hoje às lojas com um preço sugerido de 2.399 reais.

O 925 traz uma configuração similar, com uma tela de 4,5 polegadas, processador dual-core e 1 GB de memória RAM. Sua capacidade de armazenamento é de 16 GB, o que significa menos espaço para o armazenamento de fotos, música e aplicativos. Sua câmera tem 8,7 megapixels. O smartphone chega ao mercado no próximo dia 21 com o preço sugerido de 1.799 reais.

No começo de setembro, a Microsoft anunciou a compra das principais divisões da fabricante Nokia por 5,44 bilhões de euros (cerca de 7,17 bilhões de dólares ou 17 bilhões de reais). A transação incluiu a aquisição das unidades de aparelhos celulares e serviços da Nokia por 3,49 bilhões de euros e a compra das patentes registradas pela Nokia por 1,65 bilhão de euros – neste caso, a licença para uso das patentes valerá 10 anos, com possibilidade de renovação.

Com o negócio bilionário, a empresa americana fundada por Bill Gates tenta entrar de vez no mercado de smartphones, no qual teve uma pálida presença desde a mudança de paradigma introduzida pelo iPhone na última década. As grandes esperanças estão nos aparelhos da linha Lumia.

De acordo com dados divulgados pela International Data Corporation (IDC), especialista em análise de mercados de tecnologia, até 2017, a plataforma Windows Phone deve conquistar uma fatia equivalente a 10,2% do mercado mundial, ante os 3,9% registrados até setembro de 2013. A mesma projeção aponta que, em cinco anos, o Android, do Google, deve cair de 73% para 68,3%, enquanto o iOS, da Apple, deve experimentar um pequeno crescimento: de 16,9% para 17,9%.