Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

No Twitter, zaga cai nas graças da torcida; Hulk é o mais ‘cornetado’

Ferramenta mede citações de jogadores e mostra o humor de torcedores

A vitória da seleção brasileira por 2 a 1, sobre a Colômbia, e a vaga garantida para a semifinal da Copa do Mundo convenceram os usuários brasileiros do Twitter. Durante a partida, realizada no Estádio Castelão, a dupla de zaga formada por Thiago Silva e David Luiz – autores dos gols da partida – ganhou aplausos. Hulk, o mais “cornetado”. É o que revelam os dados do Corneteiro Digital, ferramenta do site de VEJA que exibe em tempo real o sentimento dos torcedores durante os jogos da competição.

Leia também:

Brasil x Chile: o evento mais popular da história do Twitter

No Twitter, elogios para Julio César e Thiago Silva; vaias para Hulk

Entre as mensagens publicadas entre 18h e 19h, período que cobre a realização do segundo tempo da partida, 76,6% dos tuítes em português relativos a David Luiz eram favoráveis ao zagueiro. No caso de Thiago Silva, a porcentagem de mensagens positivas chegou a 71%.

No mesmo período, as “vaias digitais” foram divididas entre Hulk e Fred. Enquanto o meia-atacante recebeu 59,2% dos tuítes negativos, a reprovação de Fred chegou a 63% – muitos críticas eram relativas ao fraco desempenho do atleta na segunda etapa. Neymar foi o campeão de mensagens em um curto espaço de tempo. No momento em que o jogador se machucou e foi substituído por Henrique, mais de 110.000 tuítes em português eram relacionados ao atleta.

O Corneteiro Digital – parceria entre VEJA.com, Twitter e a empresa argentina de desenvolvimento de software de mídia social Flowics – exibe números a partir da análise de todos os tuítes públicos dos usuários do microblog em língua portuguesa. Para chegar aos resultados, as mensagens foram analisadas por um programa “treinado” por jornalistas de VEJA.com.

Confira, a seguir, o volume de menções ao zagueiro David Luiz – e quais tuítes foram mais populares – durante os 90 minutos do jogo da seleção brasileira:

Na história abaixo, conheça as brincadeiras replicadas na internet após a partida:

https://storify.com/vejanoticias/brasil-x-colombia/embed?border=false

Para conhecer os jogadores do Brasil e Argentina mais elogiados – e também os mais criticados – clique na imagem a seguir: