Nintendo apresenta na E3 console sucessor do Wii
Wii U integra TV, games e internet e chega às lojas em 2012

A Nintendo apresentou nesta terça-feira, em coletiva de imprensa no Nokia Plaza, em Los Angeles, na Califórnia, seu novo videogame, o Wii U. O aparelho integra games, TV e internet e pretende dar à companhia fôlego para continuar na liderança entre os consoles mais vendidos do mercado.
O sucessor do Wii lembra um tablet e, embora seja composto por duas unidades, a grande novidade está mesmo no controle. Com tela sensível ao toque de 6,2 polegadas, dois botões analógicos, microfone e câmera, o aparelho lembra um híbrido de portátil e console.
O dispositivo é compatível com todos os acessórios do Wii. Nos jogos multiplayer, o usuário enxergará através da tela do Wii U apenas o seu cenário e não uma interface dividida, como acontece nos sistemas atuais.
O sistema permite a realização de videoconferência e conta com processador IBM. O console tem entrada HDMI, quatro portas USB, rodará todos os jogos de Wii e sua memória será flash – com possibilidade de expansão via cartão SD ou HD externo.
O preço do dispositivo, que chega às lojas em 2012, não foi revelado. Entre os títulos já anunciados disponíveis estão Battlefield 3, FIFA 12, Tekken, Batman Arkham City e New Super Mario Bros.
Miyamoto – O evento começou com a apresentação de uma orquestra. As canções reproduzidas eram todas da série The Legend of Zelda, que comemora 25 anos em 2011. O primeiro porta-voz da companhia a subir ao palco foi Shigeru Miyamoto. Visivelmente emocionado, e falando em um inglês quase incompreensível, o criador da franquia olhou para o telão, onde imagens de Link, o protagonista da série, eram exibidas e disse: “Boas memórias.”
Sorridente, Miyamoto, um conhecido fã de música, perguntou se a plateia estava gostando da orquestra. Em tom de brincadeira, fingiu ser o maestro. Em comemoração aos 25 anos da série, a orquestra presente na coletiva de imprensa fará uma turnê mundial. Os shows acontecerão ao longo dos próximos meses na América do Norte, Europa e Japão.
Miyamoto ressaltou ainda o papel importante da música na série e lembrou que The Legend of Zelda: Ocarina of Time 3D chegará ao portátil Nintendo 3DS em breve. Segundo o executivo, Skyward Sword, a recente versão para Wii, será lançada no Natal. Os fãs ainda poderão comprar um controle dourado, personalizado, exclusivo do jogo. Miyamoto defendeu o produto com humor: “O Wii Remote ajuda as pessoas a ficar com os braços mais fortes”, disse.
Pouco antes de mostrar ao público o sucessor do Wii, Satoru Iwata, presidente global da Nintendo, explicou que o objetivo da companhia é satisfazer todos os jogadores, sejam eles hardcore ou casuais. A estratégia, já usada na ocasião do lançamento do Wii, em 2006, será repetida nesta nova fase. Reggie Fils-Aime, presidente da Nintendo of America, repetiu o discurso antes de mostrar oficialmente o novo produto.