Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Musk lança picape futurista Tesla Cybertruck: ‘Veículo oficial de Marte’

O automóvel será vendido em três versões a partir de US$ 39.900; nas redes sociais, usuários fizeram piada com design do carro

O CEO da Tesla Elon Musk anunciou na quinta-feira 21 a chegada do novo veículo da empresa de carros elétricos: a picape Cybertruck. Com design cyberpunk futurista, o automóvel tem um estilo similar ao dos carros voadores do filme Blade Runner. Nas redes sociais, o estilo peculiar e “quadrado” do veículos rendeu memes e piadas.

No lançamento em Los Angeles, Califórnia, Musk afirmou que uma versão pressurizada do Cybertruck será “o veículo oficial de Marte”. O bilionário, que também é dono da empresa de foguetes SpaceX, já afirmou que pretende ajudar na “colonização” do planeta vermelho.

Um dia antes do lançamento, Musk publicou em sua conta do Twitter que uma das principais inspirações para o design robusto do Cybertruck foi o Lotus Esprit S1, carro que aparece no filme 007 O Espião que me Amava (1977), o 10º longa da franquia James Bond. O exterior da picape é feito de aço inoxidável que a Tesla denomina como Ultra-Hard 30X Cold-Rolled. Segundo a empresa, o material torna a estrutura do carro extremamente resistente.

No evento, o chefe de design da Tesla Franz von Holzhausen alegou que o carro seria praticamente à prova de balas. No telão, um vídeo do Cybertruck vencendo um cabo de guerra com a picape Ford F150, seu concorrente direto, fez com que os fã vibrassem. Entretanto, uma bola de metal lançada pelo designer quebrou as duas janelas do carro. “Nós vamos consertar isso”, afirmou Musk.

A caminhonete da Tesla será vendida a partir de 39.900 dólares – o equivalente a 160.000 reais. O modelo de entrada terá a autonomia de 250 milhas (402 quilômetros) com uma recarga. O modelo mais caro, 69.900 dólares – cerca de 280.000 reais –, terá autonomia de 500 milhas (640 quilômetros). A empresa americana ainda não tem concessionárias no Brasil.

Os preços começam em 39 mil dólares e vão até 69 mil dólares

Os preços começam em 39 mil dólares e vão até 69 mil dólares (Tesla/Divulgação)

O Cybertruck terá capacidade para um motorista e mais cinco passageiros. São três opções para o consumidor: na versão de entrada, um motor no eixo traseiro (RWD); na intermediária, dois motores com tração integral (AWD); e na mais cara, três motores com tração integral. Na configuração mais avançada, o 0 a 100km/h do veículo é feito em 6.5 segundos.

O veículo já está nos trending topics do Twitter na manhã desta sexta-feira, 22. Algumas pessoas comemoram a chegada do Cybertruck e falam sobre as inovações tecnológicas, principalmente sobre a alta potência por ser um veículo elétrico. A grande maioria, porém, aproveitou para fazer piada com o design do automóvel. Um deles, abaixo, lamentou a regressão entre o primeiro protótipo divulgado (abaixo) e a picape anunciada.