Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Mundo ficará seis graus mais quente, afirma estudo

O aquecimento global deve deixar o planeta seis graus mais quente até o fim do século, constatou um estudo realizado pela Universidade de East Aglia, na Grã-Bretanha, publicado na revista científica Nature Geoscience.

Corinne Le Quéré, co-autora do levantamento, alertou sobre a necessidade dos países em buscar soluções para diminuir as emissões de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera e ressaltou que nações como Estados Unidos e China, principais emissores de poluentes do mundo, seguem o caminho oposto ao que deveria ser feito para limitar o aquecimento a dois graus, nível considerado seguro.

A humanidade já produziu 715,3 trilhões de toneladas de CO2 desde o início da década de 80, o que equivale à mesma quantidade de gás carbônico emitido por todas as gerações desde o começo dos tempos.

Uma outra pesquisa, liderada por especialistas em clima da Universidade de Purdue, em Indiana (EUA), afirma que a grande quantidade de CO2 produzido pela população não está sendo absorvida pelas florestas e oceanos. Segundo o estudo, somente a drástica redução nas emissões de gás carbônico poderia prevenir catastróficas mudanças climáticas no futuro.