Clique e assine com até 92% de desconto

Monitoramento de VEJA mostra humor dos brasileiros em relação a protestos e a Dilma

Rastreamento de redes sociais foi feito em parceria com a YouFind Solutions e utiliza a ferramenta Zahpee

Por Da Redação 12 abr 2015, 21h31

Os brasileiros voltaram às ruas – e às redes – neste domingo. Em parceria com a YouFind Solutions, consultoria de negócios baseada em análise de dados do Grupo Abril, VEJA acompanhou a movimentação e o humor dos usuários do Twitter, Instagram e Facebook. O monitoramento foi feito com a Zahpee Monitor, ferramenta de monitoramento de mídias sociais da empresa Zahpee, que pertence ao grupo Hekima. Confira o monitoramento completo.

Foram realizados dois monitoramentos independentes. O primeiro pretendia observar como os usuários das redes se manifestavam em relação ao protesto deste domingo. Para isso, foram monitorados os principais termos associados ao evento, como “vem pra rua”, “fora pt”, “fora dilma”, “vai ser maior”, “vai ser maior ainda”, impeachment e variações (exemplo: #vemprarua, #forapt etc.). O segundo pretendia analisar postagens sobre a presidente Dilma Rousseff, um dos alvos do protesto: foram colhidas postagens que usassem obrigatoriamente a palavra “Dilma”.

Entre 11h e 18h deste domingo, os monitoramentos recolheram, respectivamente, 67.599 e 89.469 conteúdos. O rastreamento mostra o fluxo de publicações nesse período, a análise de “sentimento” (que indica se os textos são favoráveis ou desfavoráveis aos temas a que se referem), as palavras mais citadas apresentadas em nuvem de tags e também mapas que mostram os locais do Brasil em que os brasileiros mais postaram.

Publicidade