Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Microsoft vai apresentar tablet Surface 2 no dia 25

Dispositivo será apenas uma atualização do modelo atual, com maior capacidade de processamento e memória extra

A Microsoft se prepara para apresentar a segunda versão do Surface, seu tablet oficial, no próximo dia 25. Nesta segunda feira, a companhia enviou convites aos veículos especializados em tecnologia pedindo a reserva de data para o evento, que será realizado em Nova York, nos Estados Unidos. Rumores apontam que o Surface 2 será apenas uma atualização do modelo atual, com maior capacidade de processamento e memória extra para rodar jogos e aplicativos.

Leia também:

Surface, hardware e software com assinatura da Microsoft

Microsoft compra divisão de celulares da Nokia

De acordo com fontes do site americano The Verge, o Surface 2 terá design similar ao dos modelos comercializados hoje. Ao todo serão apresentadas duas versões, uma simples, com um preço mais acessível, e outra Pro, com um hardware mais avançado. Alguns produtos podem chegar às lojas com até 8 GB de memória RAM – a média do mercado gira em torno de 2 GB para essa categoria de aparelho.

O sistema operacional continua sendo o Windows 8, o mesmo utilizado em notebooks e desktops, que está prestes a receber uma nova atualização (a 8.1). Sua interface favorece o uso em dispositivos móveis, mas também possibilita a utilização de periféricos como mouses, teclados e até sensores de movimento.

A renovação da linha de tablets faz parte dos esforços da companhia para entrar no mercado de dispositivos móveis, hoje dominado por rivais como Samsung e Apple. Na última semana, a Microsoft anunciou a aquisição da divisão de celulares e smartphones da finlandesa Nokia, o que pode melhorar o desempenho da plataforma Windows Phone no setor.