Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Microsoft lançará Windows Phones

Por Da Redação 1 set 2009, 17h20

A Microsoft vai dar início a mais um capítulo de sua disputa com a Apple e o Google pela liderança no mercado de tecnologia. Está marcado para o dia 6 de outubro o lançamento dos Windows Phones, celulares equipados com o Windows Mobile 6.5, o novo sistema operacional da Microsoft para os smartphones.

O projeto foi elaborado em parceria com mais de 20 operadoras e fornecedores de equipamentos. O lançamento acontece simultaneamente na Europa, nos Estados Unidos, na América do Sul e na Ásia. Entre as empresas que fecharam acordo com a Microsoft estão HTC, Acer, LG, Samsung, Sony-Ericsson, HP e Toshiba.

Esta foi a maneira que a Microsoft encontrou para concorrer com o iPhone da Apple e com o Android – sistema operacional aberto para celulares lançado em 2008 pelo Google.

Há alguns anos, surgiram rumores sobre o lançamento pela Microsoft de um celular com seu próprio nome, como fez a concorrente Apple. Mas a empresa de Bill Gates preferiu uma estratégia mais parecida com a do Google. Até porque seu sistema operacional para celulares está perdendo velocidade: no segundo trimestre, ele equipava apenas 9% dos smartphones vendidos, contra 12% há um ano.

Ao mesmo tempo, a Apple avançou 2,8%, para 13,3%, enquanto a Google atingiu em alguns meses quase 2% e ainda pode aumentar sua fatia de mercado, pois inúmeros aparelhos podem adotar o Android no quarto trimestre.

Os celulares com o novo sistema da Microsoft terão um design diferençado, com manuseio mais simples. Além disso, haverá mais funcionalidades de navegação e outros serviços, como o Microsoft My Phone, um programa gratuito de sincronização e arquivamento de dados, e o Windows Marketplace, uma loja de downloads de aplicativos para o telefone.

(Com agência France-Presse)

Continua após a publicidade
Publicidade