Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Microsoft acirra guerra na nuvem com Dropbox e Google Drive

Serviço OneDrive amplia para 15 GB capacidade de armazenamento gratuito disponível para usuários

Por Da Redação 23 jun 2014, 15h19

A Microsoft anunciou nesta segunda-feira que vai aumentar para 15 GB o espaço gratuito oferecido para qualquer usuário do serviço de backup em nuvem OneDrive, sua alternativa ao Dropbox e ao Google Drive. Até agora, o espaço oferecido pela Microsoft era de 7 GB. A atualização do serviço começa a valer ao longo do próximo mês para usuários novos e já existentes. O OneDrive, marca que substituiu o SkyDrive em janeiro deste ano, permite armazenar documentos, vídeos e fotos na nuvem e acessá-los a partir de qualquer dispositivo conectado à internet.

Leia também:

Primeira aposta do novo CEO da Microsoft é serviço de backup para usuários

Com novo CEO, Microsoft tem que encarar mundo pós-PC

Quem optar pela oferta gratuita poderá chegar a 23 GB de espaço disponível. A capacidade aumenta em 3 GB se o usuário ativar o backup automático de fotos no smartphone e mais 500 MB são conquistados ao indicar o serviço para os amigos – o limite são dez pessoas, totalizando 5 GB.

Continua após a publicidade

De acordo com Fernanda Di Giaimo, gerente de produto do OneDrive na Microsoft Brasil, a companhia adicionou mais espaço gratuito para atender a demanda dos consumidores. “Conseguimos identificar que 15 GB de espaço é suficiente para 75% dos usuários que armazenam arquivos na nuvem”, diz a executiva.

Além de mais espaço, a Microsoft também reduziu para duas as ofertas pagas do serviço. Ao invés dos planos mensais e anuais de 50, 100, 200 e 500 GB, agora a empresa oferece 100 GB por 5 reais ao mês e 200 GB por 10 reais mensais. Até o momento, os valores cobrados pelos dois planos mensais no Brasil são de 19 reais e 28 reais, respectivamente.

Os assinantes do Office 365, suíte de aplicativos que inclui Word, Excel e Power Point no modelo de assinatura anual, também vão ganhar mais espaço. A Microsoft vai oferecer 1 TB por pessoa, no caso do Office 365 Home (que permite o uso por até cinco pessoas). O Office 365 Personal e o University oferecerão 1 TB por assinatura.

O anúncio da Microsoft acontece na semana após a Amazon anunciar uma oferta ilimitada de backup de fotos na nuvem no Amazon Cloud Drive. O serviço gratuito está associado à compra do primeiro smartphone da marca, o Fire Phone, mas pressiona os principais concorrentes da Amazon a baratear suas ofertas de armazenamento de dados na nuvem.

Além da Microsoft, o Google também aumentou, no mês passado, sua oferta gratuita para 15 GB – compartilhado pelo Gmail, Google Drive e Google+. Assim como no OneDrive, os usuários podem pagar para ter mais espaço no Drive: 100 GB custam 1,99 dólares ao mês; 1 TB custa 9,99 dólares ao mês; e 10 TB podem ser adquiridos por 99,99 dólares ao mês. Assim como na Microsoft, não há planos anuais.

Continua após a publicidade
Publicidade