Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Mercado Pago lança app de carteira digital para Android

Serviço, que permite transferências de dinheiro entre usuários, vai chegar também ao iPhone até o final de novembro

Por Claudia Tozetto 22 out 2014, 14h52

O Mercado Pago, serviço de pagamentos on-line do Mercado Livre, lançou um novo app para Android que transforma o smartphone em uma carteira digital. O aplicativo permite que os usuários que têm cadastro no serviço façam transferências de valores para familiares e amigos informando apenas o endereço de e-mail cadastrado por eles na plataforma. Para acrescentar mais créditos à conta virtual no Mercado Pago, basta gerar um boleto bancário no valor desejado por meio do site oficial.

Leia também:

iPhone é o eletrônico preferido dos brasileiros no eBay

“Falar” português é só uma das estratégias do eBay para crescer no Brasil

Além dos ‘depósitos’ realizados pelo próprio usuário do Mercado Pago, a conta também concentra os pagamentos recebidos pela venda de produtos no site do Mercado Livre. “Quem envia o dinheiro, não paga nenhuma taxa. No caso de quem recebe a transferência, não há taxa nos primeiros três meses de uso e depois o Mercado Pago vai cobrar 4,99% a cada transferência de valores”, diz Celina Styne Ma, gerente de marketing do Mercado Pago.

O aplicativo do Mercado Pago não é o primeiro a permitir transferências de valores apenas com o uso do e-mail. O conceito foi inaugurado pelo PayPal, plataforma de pagamentos do eBay, que também oferece um app de carteira virtual. Contudo, o PayPal só permite a transferência de valores provenientes da venda de produtos, enquanto o Mercado Pago vai permitir que os usuários adicionem dinheiro à conta virtual por meio de boleto bancário.

O novo app também permite que o usuário finalize pelo celular qualquer compra realizada em sites que utilizem o Mercado Pago. Ao fazer o pedido, em vez de digitar os dados do cartão de crédito no navegador do PC, o cliente recebe uma notificação do Mercado Pago no celular. Como os números do cartão podem ser armazenados com antecedência na carteira virtual, basta que o usuário selecione o cartão desejado para que o pagamento seja concluído.

O novo aplicativo do Mercado Pago está disponível no Brasil e também em outros países da América Latina, como Argentina, Colômbia, México e Venezuela. Contudo, os usuários só podem fazer transferências de valores e pagamentos para brasileiros. Limitações tributárias e regulatórias impedem o uso do serviço entre usuários de países diferentes. O app funciona em aparelhos com Android a partir da versão 4.0.3 e vai chegar ao iPhone a partir de meados de novembro.

Com o aplicativo, o Mercado Pago tenta ampliar os recursos oferecidos para usuários de smartphones, que vêm sendo adotados rapidamente pelos brasileiros. Esses dispositivos já representam 7,5% do volume de pagamentos realizados no primeiro semestre de 2014 – alta de 70% em relação ao mesmo período de 2013. “Os usuários já estão acostumados a fazer transações pela internet e a tendência é de migração para os dispositivos móveis”, diz Celina.

Continua após a publicidade
Publicidade