Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Marina Silva aposta nas redes para engajar simpatizantes

Por Rafael Sbarai
5 out 2013, 10h42

Se Marina Silva não obteve sucesso na campanha por assinaturas para a criação da legenda que idealizou, a Rede Sustentabilidade, o mesmo não se pode dizer sobre sua capacidade de uso das redes sociais. O perfil da ex-senadora no Twitter (@silva_marina) conta com mais de 760 000 seguidores. Na última semana, a conta apresentou o maior crescimento da base de usuários dos os últimos três meses: foram 470 adesões diárias, ante a média anterior de 150, segundo o Twittercounter, serviço de métricas que monitora perfis na rede.

Essa aceleração pode ser explicada em parte pelo uso de três hashtags: #EuAssinei, #RedeSustentabilidade e #REDE. As marcações ajudaram a promover a adesão à Rede Sustentabilidade, que não alcançou o objetivo pretendido: criar o partido político da ex-senadora.

Nos últimos 30 dias, o termo #REDE foi o campeão de menções no universo digital de Marina Silva, com 6 552 tuítes. Em seguida, aparecem #EuAssinei, com 5 939, e #RedeSustentabilidade, 2 938, de acordo com o site Topsy, ferramenta que mede em tempo real conteúdos publicados no microblog.

Na última terça-feira, a equipe de estratégias de Marina promoveu um tuitaço para mostrar a força do projeto da nova legenda. Para isso, foi usada a palavra-chave #EuAssinei, referência à coleta de assinaturas para a crianção do novo partido político.

Outro braço de apoio do perfil oficial de Marina foi o @maisumnarede, responsável por atrair simpatizantes e divulgar sua plataforma política. Criado em fevereiro, ele conta com quase 6 000 seguidores. A maioria são estudantes, jornalistas e professores. As palavras mais mencionadas por seus seguidores são deus, política, sustentabilidade, meio ambiente e cristão, segundo aponta o relatório da FollowerWonk, empresa de monitoramento de dados das redes sociais.

Continua após a publicidade

A página da ex-senadora no Facebook (/marinasilva.oficial) tem 331 000 fãs. A exemplo do Twitter, fez nas últimas semanas uso intensivo de três hashtags: #EuAssinei, #RedeSustentabilidade e #REDE. A página da Rede (/BrasilEmRede) conta com pouco mais de 40 000 fãs. Um exemplo é o post que precedeu a decisão do TSE sobre a criação do partido que idealizou: “Com fé em Deus e na Justiça aguardo a decisão do TSE, que define o destino da #REDE no início da noite de hoje #EuAssinei”.

O espaço da ex-senadora na maior rede social do planeta apresenta alto engajamento. Os fãs deixam muitos comentários e compartilham conteúdos de forma intensa. A página, contudo, só ganhou participação mais intensa de Marina a partir do último dia 30, com a postagem de três a quatro conteúdos por dia. Os conteúdos buscavam ajudar a promover o registro da legenda da Rede Sustentabilidade como partido político, com convites a vídeos transmitidos ao vivo e conteúdos produzidos em seu blog oficial. A ex-senadora passou também a conversar mais diretamente com seus seguidores, respondendo a questionamentos. “Já disse várias vezes e repito que não existe plano B. Só temos um plano e esse é obter o registro da #REDE. Estamos confiantes”, afirmou, por exemplo, a um dos que lhe perguntavam sobre o futuro após a decisão do TSE. Outra estratégia foi ressaltar o interesse de personalidades nas ideias de Marina, como o compartilhamento de um vídeo com o depoimento do ator Wagner Moura.

Hospedado no site oficial da ex-senadora – que foi usado para a companha presidencial de 2010 -, o blog (www.minhamarina.org.br/blog/) ganhou nova vida na última semana, quando mais conteúdos foram publicados. A equipe de Marina Silva usa o espaço como campo de distribuição de opiniões relacionadas à criação do partido Rede, assim como textos e entrevistas concedidas em jornais e revistas de todo o mundo.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.