Mais científica, Campus Party espera 100 mil pessoas
Com palestras sobre exploração espacial e neurociência, mas sem esquecer do empreendorismo, evento começou nesta terça e vai até domingo em São Paulo
Por Da Redação
3 fev 2015, 21h38
Veja.com Veja.com/VEJA.com/VEJA.com
Publicidade
Publicidade
1/27 Campuseiros chegaram munidos de grandes malas e muitas garrafas de água. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
2/27 A Campus Party abriu as portas para os acampantes ao meio-dia dessa terça-feira. Depois de três anos no Anhembi, o evento volta ao Centro de Exposição Imigrantes — hoje chamado de São Paulo Expo. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
3/27 Grande parte do público chega ao evento por meio dos ônibus gratuitos do evento. Em 2014, 25.000 pessoas usaram o transporte. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
4/27 Grupo de amigos se locomove pelo longo caminho até a entrada do evento. Malas levam o necessário para suportar seis dias e cinco noites. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
5/27 Uniformizados, jovens mostravam animação com mini instrumentos na fila. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
6/27 Público é formado por jovens de todos os locais do país. E de fora dele também. Ano passado, 17 nacionalidades compareceram a Campus Party. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
7/27 Jovens se protegiam na fila do forte sol que aplacava São Paulo na manhã de terça. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
8/27 Quando não contavam com guarda-sol ou chapéu, improvisavam uma proteção com blusas ou toalhas. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
9/27 E quando não havia toalhas ou blusas, o jeito era improvisar com o que viesse à cabeça. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
10/27 Todo acampante passou por um processo digital de identificação na entrada do São Paulo Expo. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
11/27 Devidamente instalados, os participantes aproveitavam para acoplar suas máquinas à conexão de 50 Gbps. Ano passado, o valor era de 40 Gbps. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
12/27 Os sofás também foram muito procurados pelos participantes durante as primeiras horas de evento. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
13/27 Depois de horas na fila pela manhã, muitos não conseguiram resistir ao sono. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
14/27 A soneca reinava por todos os cantos dos 64 mil metros quadrados do São Paulo Expo. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
15/27 Se não havia poltrona disponível para o cochilo, o jeito era arrumar um espaço na mesa. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
16/27 Alguns elaboravam melhor o lugar improvisado de descanso e instalavam mini ventiladores na bancada. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
17/27 Salgadinhos e outros aperitivos eram vistos aos montes pelas bancadas. Em 2014, foram produzidas 62 toneladas de lixo durante o evento. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
18/27 Campuseiros também aproveitaram para usar adornos exóticos nesse primeiro dia. Programação prevê concursos de cosplay ao longo do evento. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
19/27 Alguns aproveitaram para já entrar no clima do carnaval. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
20/27 Os casemods, computadores personalizados pelos seus donos, continuam sendo tradição do evento. Esse tem a temática do seriado Breaking Bad. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
21/27 Antes mesmo da abertura oficial, jovens participavam de oficina de robótica na Campus Party. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
22/27 Programação conta com concursos de robótica no Palco Saturno. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
23/27 Personagens do Star Wars também estão espalhados por mesas, bancas e poltronas. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
24/27 Tur, o mascote oficial do sistema operacional Linux, aparece na cabeça de acampante. Área de software livre é uma das atrações mais esperadas pelos geeks. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
25/27 Barracas em que os acampantes se alojarão ficam em área com acesso ao ar condicionado. Segundo a organização, geradores fornecerão 9 mW de energia, suficientes para uma cidade de 30 mil habitantes. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
26/27 São 8 mil campuseiros escritos na oitava edição do evento, o mesmo número do ano anterior. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
27/27 A Campus Party 2015 se estenderá até domingo às 21 horas. O público pode visitar o evento de graça a partir de quarta-feira, dia 4. (Rodrigo Antonio/VEJA/VEJA)
Astronautas, físicos, neurocientistas e empresários do ramo espacial devem ser os protagonistas da oitava edição da Campus Party, o maior encontro de tecnologia do país, que começou nesta terça-feira e vai até domingo, em São Paulo. Sob a temática do aniversário de 150 anos do clássico Da Terra à Lua, do escritor francês Julio Verne, o evento terá pela primeira vez a ciência como foco principal.
A ideia, dizem os organizadores, é atrair um novo público para os estandes. “Queremos trazer pessoas que gostem desse conteúdo mais científico, mas sem deixar de lado o empreendedorismo”, disse ao site da VEJA a diretora de marketing da Campus Party, Tássia Skolaude. A organização espera receber 8.000 participantes no tradicional camping e outros 100.000 visitantes ao longo dos próximos cinco dias.
Os “campuseiros” começaram a chegar ao local horas antes do evento abrir os portões, a maioria munida de garrafas de água e ventiladores de bolso. Ano passado, muitos se queixaram do forte calor dentro do Anhembi, local das três últimas edições. Este ano, a organização da Campus Party mudou o evento para o São Paulo Expo e diz ter resolvido a questão da temperatura. Além disso, garante que a água, fornecida pela cisterna do centro de convenções, será suficiente para todos.
Entre os palestrantes internacionais que falarão sobre ciência está o engenheiro e empreendedor holandês Bas Lansdorp, fundador do projeto Mars One, que pretende colonizar Marte. No próximo sábado, ele discutirá os detalhes e os avanços da futura missão espacial. Outra atração internacional é o americano Reid Wiseman, engenheiro de sistemas da Nasa que falará na noite de quinta sobre sua experiência como astronauta.
Ainda no campo científico, o neurocientista Miguel Nicolelis, criador do projeto Walk Again, deve palestrar na quarta-feira. No mesmo dia, o pesquisador e doutor em astrofísica Felipe Braga falará sobre a descoberta do primeiro sistemas de anéis ao redor de pequeno objeto do sistema solar. As conferências poderão ser acompanhadas pelo site oficial do evento.
Continua após a publicidade
Na área de empreendorismo, um dos principais pilares da Campus Party desde 2013, o destaque será a ala Startup 360, que busca promover encontro de jovens talentos com investidores. Ano passado, segundo dados do evento, 40% dos encontros entre startups e potenciais clientes resultaram em negócios fechados.
Serviço:
Campus Party Brasil 2015
De 3 a 8 de fevereiro
Local: São Paulo Expo Center (antigo Centro de Exposição Imigrantes)
Endereço: Rodovia dos Imigrantes km 1,5 Água Funda – Rod. dos Imigrantes – São Paulo – SP
Horários de Funcionamento:
– Arena (para ‘campuseiros’ e credenciados): 03/02 às 12h à 08/02 às 12h
– Open Campus (área gratuita para visitantes): 4 a 7/2, das 10h às 21h.