Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Maior telescópio do mundo verá o passado

O maior telescópio do mundo deverá ser construído no Havaí até 2018, permitindo uma visão jamais alcançada: a da formação das estrelas e galáxias nos primórdios do Universo. Com uma lente de 30 metros de diâmetro e um alcance de 13 bilhões de anos-luz, o telescópio será capaz de captar imagens de até 400 milhões de anos após o Big Bang.

“É como se ele nos desse a história do Universo”, disse Charles Blue, porta-voz do projeto, batizado de Thirty Meter Telescope (TMT). Segundo reportagem da agência de notícias Associated Press, o novo telescópio será posicionado no topo de um vulcão adormecido, o Mauna Kea, que atualmente já abriga os maiores telescópios do mundo – embora eles tenham cerca de um terço do tamanho do TMT.

A escolha do local se deve a diversos fatores, a começar pela altura do Mauna Kea. A formação montanhosa é conhecida entre astrônomos por ter seu cume bem acima das nuvens, aos 4.205 metros de altura e fornecer uma límpida visão do céu durante a maior parte do ano. Além do mais, a posição isolada do Havaí representa menor interferência das luzes da cidade e de poluição atmosférica.

O TMT será construído em conjunto pela Universidade da Califórnia, pelo Instituto de Tecnologia da Califórnia e pela Associação de Universidades Canadenses para a Pesquisa em Astronomia.