Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Lojas on-line brasileiras farão Dia do Frete Grátis

Promoção será realizada por mais de 30 estabelecimentos no dia 12

Por Paula Reverbel 30 mar 2012, 15h39

Há quatro anos, as empresas de varejo eletrônico americanas realizam a chamado Free Shipping Day. Por um dia, 2.300 sites vendem produtos e os enviam a consumidores sem cobrar pela entrega. O mercado brasileiro de e-commerce vai fazer a versão nacional, ainda tímida se comparada ao original americano: no dia 12 de abril, mais de trinta lojas eletrônicas que atuam no país assumirão as despesas com frete para compras feitas entre 0h e 24h. O Dia do Frete Grátis pretende ser mais um impulso ao setor, que deve crescer em média 25% nos próximos anos, segundo estimativas.

Grandes varejistas on-line – como Walmart, NetShoes e Saraiva – se comprometeram a oferecer a maioria de seus produtos sem cobrar pela entrega e sem repassar os custos da ação à etiqueta de preço. O dia é organizado pelo site Busca Descontos, página com foco exclusivo em promoções e cupons de oferta, que conta com 9,5 milhões de usuários cadastrados.

O Walmart, uma das líderes do comércio eletrônico nacional, se prepara para assumir o custo do frete de 95% de seus produtos. “Essa ação equivale a dar um desconto que varia entre 5% e 10% no preço de venda desses itens”, diz Roberto Wajnsztok, diretor de marketing e novos negócios da empresa. “Com a promoção, esperamos um incremento de mais de 50% das vendas nesse dia.”

A adaptação de promoções do varejo eletrônico americano tem sido bem aceita no Brasil. No ano passado, as vendas geradas pela Black Friday – dia de ofertas on-line que, no Brasil, também é organizado pelo Busca Descontos – movimentaram 100 milhões de reais em um único dia.

Continua após a publicidade

Publicidade