Clique e Assine por apenas R$ 0,50/dia

Loja iBooks, da Apple, receberá livros didáticos brasileiros

Títulos podem incluir animações, figuras em 3D, galerias de fotos e vídeos

Por Claudia Tozetto 21 jan 2014, 17h47

A Apple anunciou nesta terça-feira que editoras brasileiras já podem criar e oferecer livros didáticos interativos por meio do aplicativo iBooks para iPad e Mac. Títulos para estudantes oferecidos por meio do app poderão incluir recursos como animações, figuras em 3D, galerias de fotos e vídeos, que têm a missão de tornar mais interessantes as atividades realizadas pelo professor em sala de aula. Até o momento, no entanto, a loja não mostra nenhum livro didático brasileiro, somente alguns títulos em inglês.

Leia também:

Compare as diferenças entre o iPad Air e o iPad Mini

Tablets com Android avançam, mas iPad continua a liderar vendas nos EUA

Empresas brasileiras já oferecem conteúdo educativo no iPad, mas somente por meio de apps independentes, vendidos na App Store. Agora, as editoras que publicarem livros didáticos em versão digital no Brasil poderão oferecê-los por meio da loja da Apple, que é integrada ao app iBooks. “Os professores poderão dar aulas com o auxílio de livros didáticos interativos e outros conteúdos digitais”, diz Eddy Cue, vice-presidente sênior de software e serviços de internet da Apple, em comunicado.

Os estudantes poderão acessar livros digitais interativos em todos os modelos do iPad e do Mac, mas o formato de arquivo não é compatível com o iPhone. Os títulos que oferecem somente texto são exibidos em modo retrato, enquanto imagens e outros conteúdos interativos são mostrados em modo paisagem. O novo formato também pode incluir testes, com perguntas e respostas.

Segundo a Apple, editoras especializadas em educação de 51 países já disponibilizaram, no total, mais de 25.000 livros didáticos interativos por meio do aplicativo iBooks. Entre as empresas que firmaram parcerias com a Apple nos Estados Unidos está a Pearson, a McGraw-Hill e a Houghton Mifflin Harcourt. A Apple não divulgou se já possui parcerias em andamento com editoras especializadas em livros didáticos no Brasil.

A Apple anunciou a chegada dos livros didáticos ao iBooks em janeiro de 2012. Nos Estados Unidos, os livros didáticos custam a partir de 15 dólares na loja do iBooks. A Apple não divulgou a faixa de preço dos primeiros títulos que serão oferecidos no Brasil.

Continua após a publicidade
Publicidade