Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Lingerie usada, tatuagem labial e outros itens inusitados à venda no Alibaba

Paraíso para compra de itens "made in China", gigante do e-commerce se prepara para abrir capital na bolsa de valores de Nova York

O Alibaba, maior site de comércio eletrônico da China, prepara para este ano sua estreia na bolsa de valores de Nova York (NYSE). A operação pode ser o maior IPO (oferta inicial de ações) da história, segundo estimativa de analistas, que preveem uma arrecadação inicial de 20 bilhões de dólares. Se a empresa captar mesmo esse montante, seu valor de mercado deve superar a marca dos 150 bilhões de dólares, o que tiraria a Amazon do trono de “maior operador de e-commerce do mundo”.

Embora o Alibaba seja frequentemente comparado à Amazon, é importante destacar as diferenças entre as duas companhias. Enquanto a Amazon mantém foco no consumidor final, o Alibaba atira para todos os lados. Atua como varejista, atacadista e plataforma de pagamento. Uma reportagem recente publicada no periódico econômico The Wall Street Journal chamou o serviço chinês de “mix de Amazon, eBay e Paypal”.

O grupo Alibaba é formado pelos sites Taobao, Tmall e Alibaba.com. O Taobao é a maior divisão da empresa e seu catálogo de produtos é de 760 milhões de unidades, oferecidas por 7 milhões de vendedores. Os comerciantes, normalmente pequenos empreendedores, não pagam para utilizar as prateleiras digitais. A receita vem de publicidade e de recursos que melhoram a exposição das ofertas. O Tmall, por sua vez, é voltado para grandes empresas e seu catálogo é de 70.000 produtos. O Alibaba.com é um misto dos dois serviços.

O tamanho do gigante chinês impressiona. No ano passado, as transações realizadas pelo grupo totalizaram 248 bilhões de dólares, mais do que Amazon e eBay juntos. Após o IPO, a companhia deve entrar no ranking das maiores empresas de tecnologia, atrás somente da Apple, Google e Microsoft.

O grupo chinês oferece uma gama ampla de produtos. Além dos tradicionais acessórios para computadores, eletrônicos, produtos de beleza e roupas, há quinquilharias, brinquedos, papel higiênico decorado, alarmes voadores e viseiras infantis à prova d’água, entre outros itens inusitados made in China. Confira a seguir uma seleção de produtos.