O crescimento das redes sociais e a despreocupação de seus usuários com questões mínimas de privacidade podem acarretar um aumento dos preços de seguro. A hipótese foi levantada após a divulgação de um relatório comissionado pela seguradora Legal & General, cuja conclusão foi de que ladrões estão usando contas no Twitter e Facebook para arquitetar assaltos.
O documento, batizado de Digital Criminal, foi elaborado por Michael Fraser, ex-assaltante e astro do programa da BBC Beat the Burglar (algo como Derrote o Ladrão). Ele fez uma pesquisa com 2.000 usuários de redes sociais e descobriu que quase dois quintos divulga em suas páginas na internet detalhes sobre suas férias. Entre internautas de 16 e 24 anos, a taxa sobe para dois terços.
“Para mim, não há nenhuma dúvida de que assaltantes estão usando as redes sociais para identificar possíveis alvos”, disse Fraser, segundo o jornal britânico Daily Telegraph. “Eles ganham confiança ao aprenderem mais sobre eles, o que eles devem ter e quando deverão estar fora de casa. Eu chamo isso de ‘compras para ladrões’ “.