Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Jogo indie ‘Minecraft’ ganha documentário

Estreia de filme acontece no dia 22 na Xbox Live, rede on-line da Microsoft

O documentário Minecraft: The Story of Mojang, baseado no sucesso do jogo independente de mesmo nome, estreia no próximo sábado na Xbox Live, rede on-line da Microsoft. O filme será exibido, contudo, apenas para membros dos Estados Unidos, Grã-Bretanha, Irlanda, Bélgica, Portugal, Áustria, França, Finlândia e Suíça.

Leia também:

Para crescer, Brasil terá de apoiar os ‘indie’ games

A hora e a vez dos ‘indie games’

Documentário revela universo dos jogos independentes

O filme foi produzido pela 2 Player Productions, responsável por outros documentários sobre games, como Double Fine e Reformat the Planet. Para a produção atual, a empresa conseguiu dinheiro através da plataforma de crowdfunding Kickstarter. A 2 Player precisava de 150.000 dólares para o documentário, mas arrecadou um total de 210.000 dólares ao final da campanha.

O filme conta como Markus “Notch” Persson, o desenvolvedor sueco de Minecraft, conseguiu transformar um jogo independente em um fenômeno global. O game foi lançado oficialmente em novembro de 2011 e nele o jogador constrói cenários a partir de blocos tridimensionais a fim de criar um ambiente propício à vida.

Só a versão para PC e Mac (Minecraft também está disponível para iOS, Android e Xbox) já foi comprada por mais de 8 milhões de pessoas. O preço médio do título, que varia de gadget para gadget, é de 20 dólares. As estatísticas levam a crer que o jogo já tenha faturado mais de 100 milhões de dólares em todo o mundo.