Assine VEJA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Joe Penna, o MysteryGuitarMan do YouTube, vai para o cinema

Brasileiro que ganhou fama com vídeos criativos e inusitados vai fazer curta-metragem dentro do projeto New Form Digital. Leia entrevista exclusiva

Por Renata Honorato
22 jul 2014, 17h55
Divulgação
Divulgação (VEJA)

Joe Penna, de 27 anos, é um brasileiro que fez fama no YouTube. Desde meados de 2010, o canal MysteryGuitarMan, que possui quase 3 milhões de assinantes, chama a atenção do público brasileiro e também de anunciantes do mundo todo, que passaram a contratar os serviços do ex-aluno de medicina para divulgar suas marcas na plataforma. Agora, Penna vai navegar em outros mares. O MysteryGuitarMan é um dos 14 convidados para o projeto New Form Digital, joint venture entre Discovery Communications, o produtor de cinema e TV Brian Grazer e o ator Ron Howard que vai bancar a produção de curtas-metragens. O projeto vai custar 5 milhões de dólares.

Leia também:

Videoclipe renasce na web e vira fonte de receita para artistas

Os filmes serão divulgados em sites de parceiros e poderão ser exibidos ainda no cinema e TV. “Cada um dos envolvidos produzirá um filme de 10 ou 15 minutos e depois esse material se transformará em algo maior. Temos muita liberdade de criação e isso é muito legal”, diz Penna.

Além de Penna, assinarão os curtas-metragens Joey Graceffa, Sawyer Hartmam, Meghan Camarena (Strawburry17), Tony Valenzuela (BlackBoxTV) e o canal 5SecondFilms. Ainda estão entre os convidados para o projeto Anna Akana, Chris e Nick Riedell (The Brothers Riedell), Bertie Gilbert, Craig Benzine (WheezyWaiter), PJ Liguori (KickThePJ), Tim Hautekiet, Yulin Kuang e o canal POYKPAC Comedy.

É a primeira vez que Penna vem ao Brasil desde que se mudou para os Estados Unidos, há 15 anos – ele mora em Los Angeles. “Fui embora aos 12 e só estou voltando agora”, contou o produtor durante sua passagem pelo país, na última semana. Em São Paulo, ele participou do YouPix, festival sobre internet. Além de conversar com os assinantes locais do seu canal, Penna aproveitou a viagem para visitar a família em Poá, município paulista onde viveu na infância. “Estou louco para comer farofa”, diz. Confira a seguir a entrevista que ele concedeu a VEJA.com:

Continua após a publicidade

https://youtube.com/watch?v=xsF5CchOnhc%3Flist%3DUUyoM9uxRbTtYoORWJPYWYyg

O YouTube ainda é sua principal plataforma de divulgação?

O YouTube continua sendo muito importante para o meu trabalho. É a minha plataforma número 1. Faço muitos vídeos de publicidade e merchandising no meu canal. Já produzi vídeos para empresas de diversos segmentos, como entretenimento, alimentos e tecnologia.

https://youtube.com/watch?v=lhiP4cNgHxs%3Flist%3DUUyoM9uxRbTtYoORWJPYWYyg

Você continua trabalhando em casa?

Continua após a publicidade

Hoje, tenho uma produtora. Produzimos comerciais para televisão e também videoclipes musicais. Continuo em Los Angeles e nossa equipe continua enxuta.

https://youtube.com/watch?v=XcnPIPzOpQE%3Flist%3DUUyoM9uxRbTtYoORWJPYWYyg

Quanto custa, em média, produzir um vídeo?

O preço varia muito. Com 5.000 ou 10.000 dólares eu conseguiria fazer um vídeo curtinho. O valor médio gira em torno de 40.000 ou 50.000 dólares. Depende da empresa e da proposta.

https://youtube.com/watch?v=Dwwl5dFQF9c%3Flist%3DUUyoM9uxRbTtYoORWJPYWYyg

Continua após a publicidade

O YouTube continua rendendo muito dinheiro?

O YouTube não é mais a minha principal fonte de receita, mas ainda ganho dinheiro com o serviço. Ele garante uma receita mínima para que eu possa continuar fazendo os meus vídeos sem, necessariamente, depender de um anunciante.

https://youtube.com/watch?v=AKGS1K4xTJE%3Flist%3DUUyoM9uxRbTtYoORWJPYWYyg

Quais os diferenciais do YouTube?

O YouTube é uma ferramenta interessante: através dela você pode interagir com seus assinantes. Não existe esse tipo de interação na TV. No YouTube, o usuário pode me deixar uma sugestão de vídeo e eu posso produzir alguma coisa inspirada na ideia. O YouTube não é apenas um catálogo. Ele é muito mais do que isso!

Continua após a publicidade

https://youtube.com/watch?v=MuU00Q3RhDg%3Flist%3DUUyoM9uxRbTtYoORWJPYWYyg

Qual a importância do YouTube na sua carreira?

Antes de começar a produzir os vídeos eu estudava medicina. Parei a faculdade e passei a me dedicar 100% à produção desse conteúdo.

https://youtube.com/watch?v=UJehRaQmiJQ%3Flist%3DUUyoM9uxRbTtYoORWJPYWYyg

Qual sugestão de vídeo mais inusitada você já recebeu?

Continua após a publicidade

O vídeo que eu tentei fazer — e que realmente não deu certo — foi um com buzinas de carro. Que vídeo mais chato! O material ficou horrível. Mal consegui editar. No final, achei melhor nem publicar o resultado final na internet. Já tentei fazer um vídeo com o meu cachorro, mas ele não gostou da ideia (risos).

https://youtube.com/watch?v=-4TSZh7zcIc%3Flist%3DPLCF81022FAB19616C

Qual foi o vídeo mais divertido que você já produziu?

O vídeo que eu fiz para o Kit Kat, em que eu sou toda uma orquestra. Foi muito difícil, mas eu gostei bastante do resultado. Tive que tocar todos os instrumentos e mudar de lugar centenas de vezes, mas eu adorei o produto final.

https://youtube.com/watch?v=F4VvZlSpS_Q%3Flist%3DUUyoM9uxRbTtYoORWJPYWYyg

Quanto tempo, em média, você gasta para produzir um vídeo?

Depende da proposta. O vídeo do Kit Kat, por exemplo, levou um mês para ir ao ar. Mas há alguns vídeos, mais simples, que ficam prontos em dois dias.

https://youtube.com/watch?v=VbsyppS-n7M%3Flist%3DUUBGamHI_Q9Vy5sumfr6ADeA

Em quais canais do YouTube você se inspira?

Eu gosto muito do canal GuguHorn. Acho que as pessoas devem assistir mais aos vídeos de lá! Fora do YouTube, costumo assistir a muitos comerciais. Eu olho e penso: “Eles fizeram errado. Eu faria diferente!”

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Veja impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 39,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.