Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

iPhone volta a coletar dados de usuários

De acordo com o site Business Insider, o recurso havia sido desabilitado na quinta versão do sistema operacional da Apple, mas voltou na carona do iOS 6

Os iPhones voltaram a coletar dados privados de seus proprietários para alimentar serviços de publicidade oferecidos por parceiros da Apple. De acordo com o site americano Business Insider, o recurso havia sido desabilitado na quinta versão do sistema operacional móvel da companhia, mas voltou na carona do iOS 6, lançado em setembro de 2012. A ferramenta acompanha os hábitos de navegação do usuário e os envia às agências de publicidade.

Leia também

Dez aplicativos que não podem faltar no seu iPhone

iPhone mais barato: 6 alterações para reduzir preço

iPhone 5s receberá componentes avançados, diz especialista

A publicação aponta que o serviço permite a criação de anúncios personalizados para cada aparelho conforme os hábitos de seu usuário (por exemplo, termos de busca na internet).

Para não ser acusada de invasão de privacidade, a companhia oferece aos seus clientes um botão capaz de desabilitar o recurso. O problema é que ele está escondido na seção Configurações do aparelho, longe do menu intitulado “Privacidade” – que seria o lugar mais indicado para esse tipo de recurso.

Os usuários de aparelhos com o iOS 6 podem bloquear a coleta desses dados acessando Configurações e abrindo a aba Geral. A partir desse ponto, é necessário clicar em Sobre e procurar a opção referente aos anúncios, localizada no final da tela.