Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

iPhone mais barato pode nascer de nova patente da Apple

Novo desenho de smartphone não inclui botão Home nem câmera frontal

Em janeiro, a imprensa americana começou a noticiar que a Apple estaria desenvolvendo um modelo mais barato de iPhone. Para esquentar os boatos, o site Tom’s Hardware publicou no último domingo imagens de uma patente recém-obtida pela companhia americana que mostra um design bem diferente do utilizado na versão atual do smartphone. A obtenção de tal patente pode significar duas coisas: uma mudança radical nos modelos atuais de iPhone ou uma segunda linha de dispositivos, o que pode ajudaria a empresa a disputar novas fatias do mercado mundial.

Leia também

Apple prepara iPhone barato para países emergentes

iPhone mais barato deve intensificar guerra com Android

Ações da Apple despencam 12% após resultados fracos

De acordo com o documento, o novo design prevê um telefone móvel com tela sensível ao toque que cobre quase 100% da parte frontal do aparelho. O famoso botão Home, utilizado também nos iPods da linha Touch e nos iPads, não está presente no desenho. Outro detalhe importante é que a patente cita apenas a presença de uma câmera traseira. Assim, não há câmera frontal utilizada para videoconferências.

O registro traz a assinatura de quatro engenheiros da Apple, identificados como inventores principais do projeto: Chong Yip Chow, Hongqin Zhang, Shizhe Shen e Michael DiVincent. O lançamento de um novo iPhone com preços populares pode auxiliar a Apple a recuperar parte do mercado de smartphones, hoje controlado por aparelhos mais baratos e que rodam com o sistema operacional Android, do Google.