Clique e assine com até 92% de desconto

‘iPhone mais barato’ pode não ser tão barato assim

Segundo analista, preço do smartphone para mercados emergentes — conhecido como iPhone 5C — pode chegar a 400 dólares

Por Da Redação 15 ago 2013, 14h02

O iPhone 5C, smartphone da Apple para mercados emergentes, pode chegar à lojas por um valor mais alto do que o esperado. De acordo com artigo publicado na últma terça-feira pelo americano John Grubber, editor do site Daring Fireball e um dos analistas mais respeitados do setor de dispositivos móveis, o preço do aparelho desbloqueado (sem contrato com operadoras) deve ficar longe dos 200 dólares – cifra apontada por outros especialistas do setor. Para Grubber, o valor pode chegar, na verdade, a 400 dólares.

Leia também:

iPhone mais barato: 6 alterações para reduzir preço

iPhone mais barato pode ter fundo colorido

iPhone mais barato pode nascer de nova patente da Apple

Continua após a publicidade

Apple prepara iPhone barato para países emergentes

O analista aposta que a Apple pretende colocar no mercado um dispositivo similar ao player de mídia iPod Touch, que custa 229 dólares em sua versão de 16 GB. Contudo, o smartphone terá, é claro, uma alteração de hardware: conexão às redes de telefonia celular. Isso justificaria o aumento no preço estimado do produto (de 200 para 400 dólares) – ainda assim, bem inferior ao valor cobrado pelo iPhone 5 básico: 649 dólares.

“O iPhone 5C poderia canibalizar as vendas do iPod Touch? Talvez, mas a verdade é que essa nova Apple não se importa mais com isso”, disse Grubber, em referência à administração de Tim Cook, sucessor de Steve Jobs. “Além disso, a empresa cobra um preço caro por seus produtos, pois sabe que as pessoas vão comprá-los.”

O analista lembra ainda que a Apple já disponibiliza versões mais simples, e “baratas”, de seus aparelhos. São, na verdade, as versões mais antigas de seus dispositivos. “Após o lançamento do iPhone 5, eles passaram a comercializar toneladas de aparelhos das versões 4S e 4 com desconto, o que culminou em um expansão do mercado para a plataforma móvel iOS.”

Grubber teoriza, por fim, que o iPhone 5C vai retirar definitivamente os modelos 4 e 4S do mercado, garantindo que só os aparelhos com tela de 4 polegadas e conectores Lighting (usados para recarregar e conectar os smartphones aos computadores) sejam vendidos por lojas oficiais e parceiros. Ainda não há data para o lançamento do produto, mas acredita-se que ele deve ser anunciado junto com o iPhone 5s, no próximo dia 10 de setembro.

Continua após a publicidade
Publicidade