Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

iPhone 6 poderá ser equipado com barômetro

Informações provenientes do sensor para medir pressão atmosférica podem ajudar na construção de um modelo de previsão colaborativa do tempo

Além das telas de 4,7 e 5,5 polegadas e acabamento em metal na parte traseira, o iPhone 6 pode chegar às lojas com mais um sensor: o barômetro. De acordo com o site 9to5Mac, especializado em produtos da Apple, a próxima geração do smartphone vai coletar dados sobre a pressão atmosférica, que poderão ser utilizados por aplicativos para calcular a altitude e prever mudanças no tempo.

Leia também:

Cinco vantagens do Fire Phone sobre o iPhone e outros rivais

iPhone 5S, Galaxy S5 e mais três rivais do Fire Phone

O barômetro é um sensor que mede a pressão atmosférica ao balancear o peso do mercúrio em um tubo de vidro em relação ao peso do ar. Sua versão digital, que usa cargas elétricas para medir a pressão, é a mais utilizada em instrumentos digitais. Alterações nos níveis de pressão atmosférica podem indicar mudanças de temperatura: se o barômetro mostrar um aumento regular da pressão, o tempo ficará estável, enquanto uma queda brusca pode sinalizar que uma tempestade está chegando.

De acordo com Daniele Otsuki, meteorologista da Climatempo, o barômetro é útil na previsão do tempo quando as informações coletadas por ele são cruzadas com a temperatura e o deslocamento de massas de ar, indicado por mapas meteorológicos. “Não acredito que os dados do barômetro sozinhos poderão ser úteis a um leigo”, diz Daniele.

As informações coletadas pelo barômetro devem ser usadas por aplicativos de previsão do tempo, que podem usar centenas de smartphones, de forma colaborativa, para indicar mudanças no tempo em determinado local. O barômetro já foi adotado em alguns smartphones com sistema operacional Android, como o Galaxy S5, a versão mais recente do aparelho mais popular da Samsung.

A informação de que um barômetro poderá equipar a próxima versão do iPhone ganhou força depois que desenvolvedores analisaram a última versão da documentação técnica do iOS 8, liberada pela Apple durante a conferência WWDC 2014. O código de referência contém regras dedicadas a obter e analisar informações sobre pressão atmosférica – o que indica que a Apple incluirá o sensor nos aparelhos.

De acordo com o site, o barômetro, assim como outros sensores, pode fazer parte de um novo coprocessador de movimento, chamado M8, que funcionará de forma integrada ao processador A8, novo chip da Apple. A Apple, contudo, não confirma informações sobre futuros lançamentos.