Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

iPhone 5S, Galaxy S5 e mais 3 rivais do celular da Amazon

Fire Phone traz recursos inovadores, mas deve enfrentar dificuldades nos EUA. Compare os concorrentes

O Fire Phone, primeiro smartphone da Amazon, finalmente foi apresentado em evento realizado pela gigante americana do varejo eletrônico na quarta-feira. O produto traz inovações, como as quatro câmeras frontais usadas para ajustar a exibição de imagens em 3D, e o botão Firefly, que simplifica as compras pela internet por meio do celular. Porém, esses recursos serão suficientes para garantir ao Fire Phone um lugar no mercado americano em meio a tantos concorrentes?

Leia também:

Conheça cinco vantagens do Fire Phone sobre os rivais

Amazon apresenta seu primeiro celular, Fire Phone, que exibe imagens 3D

Em comparação com outros smartphones à venda nos Estados Unidos, o Fire Phone traz praticamente o mesmo pacote de hardware. Além de uma tela de 4,7 polegadas com resolução HD e um chip poderoso, de quatro núcleos, poucos são os recursos que colocam o item em vantagem. A câmera é de 13 megapixels, qualidade há muito superada por alguns fabricantes. O acabamento, com vidro na parte traseira, é sofisticado, mas não supera o do popular iPhone 5S.

No quesito software, a Amazon também fica atrás de outros fabricantes que adotam o sistema operacional Android. O smartphone adota uma versão altamente modificada do software do Google – que fez o gigante das buscas proibir a Amazon de usar sua loja de aplicativos oficial. Na prática, isso significa que, em vez de ter à disposição mais de 1 milhão de opções de apps do Google Play (e da App Store, no caso do iPhone), o usuário do Fire Phone ficará restrito a cerca de 240.000 programas da loja da Amazon.

Outra questão importante é a demora em receber atualizações de software. Por não utilizar a versão pura do Android ou fazer poucas modificações – a exemplo de fabricantes como Samsung e LG -, o Fire Phone não terá acesso a recursos mais avançados das próximas atualizações do sistema operacional Android. Não há garantias de que a Amazon vai atualizar o Fire Phone ou o tablet Kindle Fire HDX no futuro. Os americanos, muitos deles ávidos por novidades em tecnologia, devem pensar duas vezes antes de comprar o smartphone. Ainda assim, é um aparelho que certamente será respeitado no mercado.

Confira, na lista abaixo, os principais concorrentes do Fire Phone nos Estados Unidos: