Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

HP oferece reembolso por PCs com chip defeituoso

Mais de 100.000 processadores da Intel foram entregues a fabricantes

Na última segunda-feira, a desenvolvedora de chips para computadores Intel admitiu ter encontrado uma falha em sua linha de chipsets para PCs – conhecida como Sandy Bridge. Se tivesse sido descoberto antes, o problema poderia ter sido resolvido internamente, mas a demora rendeu dor de cabeça aos fabricantes, que só souberam da notícia após integrar os componentes defeituosos às suas máquinas. Uma dessas empresas, a Hewlett-Packard (HP), afirmou nesta quinta-feira que vai reembolsar clientes que adquiriram computadores com as peças defeituosas.

De acordo com a companhia, o prejuízo não deve ser tão grande, uma vez que a quantidade de unidades vendida foi pequena. A HP não divulgou o número exato de produtos vendidos, mas afirmou que os clientes que se sentirem lesados também podem optar pela troca por um “produto equivalente”.

A empresa informou ainda que tanto desktops quanto laptops foram afetados, incluindo um modelo vendido para pequenos clientes corporativos na Europa central e no leste da África. A fabricação dos PCs com os chips defeituosos foi interrompida no começo da semana. Os modelos das linhas afetadas não foram informados.

Já a Dell, que também utilizou os componentes, informou na terça-feira que quatro produtos da marca foram afetados: XPS 8300, Vostro 460, Alienware M17x R.3 e Alienware Aurora R.3. “Estamos comprometidos em resolver o problema com consumidores que já adquiriram um dos quatro itens”, afirmou a empresa em comunicado.

De acordo com a Intel, o defeito só foi descoberto após o envio de mais de 100.000 chips aos fabricantes de computadores.

(Com agência Reuters)