Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

‘Harlem Shake’, a dança ‘nonsense’ que ganha o YouTube

Em nove dias, vídeo ganhou mais de 12.000 adaptações

É possível que a próxima retrospectiva anual do YouTube tenha de incluir entre os campeões de audiência um vídeo em que marmanjões chacoalham o corpo de forma estranha, já apelidada de Harlem Shake. Em menos de duas seamanas, a obra original, que tem apenas 30 segundos de duração, motivou cerca de 8 milhões de visulizações. Mais: a brincadeira serviu de inspiração para milhares de jovens na rede, que criaram mais de 12.000 adaptações do conteúdo em apenas nove dias.

Leia também

Gangnam Style atinge 1 bilhão de visualizações no YouTube

O impacto dos vídeos virais na vida off-line

Impressionante vídeo: “Kony 2012″, o viral mais rápido da história

A popularidade da dancinha atraiu a atenção do Google, que criou uma página no YouTube com alguns dados colhidos sobre o assunto. A versão original e as paródias já renderam cerca de 45 milhões de visualizações no serviço.

Os números mostram que o Harlem Shake ainda está distante do hit Gangnam Style, do DJ sul-coreano Psy, com quase 250 milhões de visualizações. Mas mostra que o a dancinha esquisita tem potencial. O usuário TheSunnyCoastSkate, responsável por publicar o vídeo, habilitou os anúncios publicitários na página do vídeo – recurso que auxilia o editor na capitalização de seu conteúdo.