Group 21 Copy 4 Created with Sketch.

Hackers criam vírus que atacam iPhone desbloqueado

Um programa detectado na Holanda, criado por hackers, está assustando os donos de iPhones desbloqueados. O vírus invade secretamente o aparelho por meio de uma conexão com a internet e rouba senhas bancárias.

O Duh Worm, como foi batizado o malware, está sendo analisado por especialistas que têm acompanhado a sua evolução. Segundo Graham Cluley, pesquisador da produtora de software antivírus Sophos, o programa direciona o browser para uma página parecida com a do banco em questão. É nesse espaço virtual que os hackers copiam senhas e informações pessoais dos usuários.

Controle – O vírus atinge somente iPhones desbloqueados, que tiveram suas funções de segurança modificadas. Essas alterações são realizadas pelos donos do aparelho como uma saída à decisão da Apple de não autorizar o troca de operadora e a instalação de mais de 100 mil softwares. Alguns programas que permitem a utilização do celular para Voip ou acesso WiFi também são proibidos pela empresa de Steve Jobs.

“A grande maioria dos consumidores não desconfiguram seus iPhones, e têm razão. Esse tipo de medida não viola apenas a garantia do aparelho como também causa instabilidade no iPhone e faz com que ele não funcione corretamente”, disse a porta-voz da Apple, Natalie Harrison.

(Com Reuters)